Um negócio próspero e lucrativo é o sonho de todo empreendedor. Apesar dos obstáculos, muitas empresas conseguem alcançar esse objetivo. Com uma organização financeira eficiente e um bom planejamento é possível sim ter uma empresa saudável financeiramente e muito lucrativa

Um dos pontos mais importantes e que todo empreendedor precisa saber para caminhar em direção ao sucesso é o que realmente é lucro e a forma correta de calcular.

Apesar de parecer algo simples, descobrir exatamente qual é o lucro de uma empresa não é nada fácil. Existem vários fatores envolvidos nessa operação e, se o cálculo final não for correto, fica difícil saber até que ponto temos lucro e onde começa o prejuízo.

Para ajudar você a entender melhor esse assunto, explicaremos aqui o que é lucro e como calculá-lo. Além disso, durante o conteúdo vamos falar sobre assuntos de extrema importância, como por exemplo a diferença de lucro e faturamento. Um ponto importante que deve ser muito claro para todo empreendedor.

Para entender qual é o lucro real de uma empresa é necessário saber também o que não é lucro, pois se este cálculo não for realizado corretamente a empresa correrá um grande risco.

Vamos lá?

Qual a diferença de lucro e faturamento?

O primeiro erro cometido por empresários sem experiência ou sem formação na área administrativa e contábil é confundir faturamento com lucro. O faturamento é todo o valor que entra no caixa no período que você está analisando. Assim, se sua venda foi de R$ 1000,00, seu faturamento foi esse mesmo valor.

Entretanto, do faturamento são descontados tributos, custos e despesas. Por isso, ele não pode ser visto como lucro ainda.

Dica: Saiba a diferença entre lucro e faturamento

Por que o lucro bruto não é lucro?

O lucro bruto ainda não é o lucro final. Ele é o que sobra depois da retirada de custos operacionais relativos ao produto. Esses custos são:

  • o preço do produto vendido;
  • impostos e descontos comerciais sobre o produto vendido (são aqueles que aparecem na nota fiscal);
  • compras canceladas e devolvidas.

Assim, todas essas deduções no faturamento resultam o lucro bruto. Por haver deduções, algumas pessoas tendem a considerar o lucro bruto como se fosse o resultado real da empresa. Esse também é um erro, pois existem mais despesas a serem descontadas.

Quais são as despesas de um empreendimento?

Além dos gastos operacionais, ou gastos com venda, um empreendimento tem outras despesas. Elas precisam ser computadas para, só então, termos o real valor do lucro da empresa. Essas despesas são:

Assim, depois da retirada de todos esses custos é que temos o real valor do lucro.

Veja abaixo, na planilha que criamos para ajudar você no cálculo de lucro, um exemplo de lançamentos referente ao mês de janeiro:

Planilha de cálculo de lucro

Como funciona a planilha

Basta você preencher as colunas: vendas no período, custo de compra ou produção, despesas fixas e despesas variáveis que você terá seu lucro bruto e também o lucro líquido.

Gostou da planilha de cálculo de lucro? Então clique no banner e garanta já a sua!

calculadora de lucro

Uma dica importante: o salário, ou pró-labore, do dono da empresa precisa estar contabilizado no gasto com pessoal.

O lucro não é o que o dono de uma empresa ganha, ele é o que sobra mesmo depois do ganho. Claro que você pode ficar com esse dinheiro, mas separá-lo assim é uma questão estratégica.

Veja bem: se você trabalhasse para outra pessoa, fazendo as mesmas coisas que faz em seu empreendimento, quanto ganharia? Seu negócio precisa faturar, no mínimo, o suficiente para render esse valor mensal e ainda ter lucro. Em empreendimentos mais novos isso pode não acontecer, mas para quem está há mais de 3 anos no mercado, essa é uma obrigação.

Dica: 7 dicas para não pagar mais juros!

Afinal, o que é lucro?

Agora, finalmente, podemos responder o que é lucro. Na realidade, o termo correto para isso é lucro líquido, ou seja, aquilo que sobra sem a incidência futura de tributos ou despesas.

Esse lucro é o valor final que obtemos após todas as deduções de custos, taxas e gastos. A margem de lucro tende a variar de acordo com o negócio. Por isso, em alguns momentos, é necessário contar com a ajuda de ferramentas contábeis, como o DRE.

Por que é importante saber essas informações?

Conhecer um pouco de contabilidade e saber essas informações é importante para gerir, de maneira eficiente e saudável, um negócio. Afinal, se confundirmos lucro líquido com faturamento ou lucro bruto, como acontece normalmente, a empresa pode ter prejuízo, apesar de vender bem. E, nessa situação, quem suspeitaria?

Assim, entender o que é lucro e como calculá-lo é o primeiro passo para garantir o sucesso do empreendimento e evitar a temida falência.

Agora que você já sabe qual – realmente – é o lucro da sua empresa, também pode perceber que para que este resultado seja eficaz e preciso, é muito importante manter as contas organizadas. Afinal, como você poderá calcular seus custos se não tem o controle da data de entrada e saída de cada um? 

Certamente passará boas horas do seu tempo revisando notas ficais, comprovantes de pagamento e recebimento, entre outros, até conseguir organizar tudo para calcular o lucro do seu negócio. Ainda assim, há a possibilidade de ficar alguma despesa de fora desta soma.

Então, para que você não corra esse risco, a melhor alternativa, e mais eficiente, é contar com um sistema de gestão e controle financeiro como o Flua. Através de uma plataforma simples e funcional, você insere suas contas a pagar e a receber e o sistema te dará informações valiosas sobre a saúde financeira da sua empresa.

Tela de cadastro do sistema Flua

Com esses dados em mãos você poderá analisar quanto sua empresa faturou em determinado período, poderá realizar comprações entre meses e verificar como estão as vendas em relação ao período anterior, poderá estipular metas e projeções, entre muitas outras funcionalidades que o Flua proporciona. Tudo isso para que sua empresa cresça saudável e ainda mais lucrativa.

Experimente o Flua e veja como ele pode contribuir com o sucesso do seu negócio. Teste grátis por 7 dias!

Tenha informações valiosas para que sua empresa lucre mais