Se você ainda acredita que o processo de venda termina com a entrega do produto para o seu cliente, chegou a hora de rever os seus conceitos. Qualquer empresa de sucesso se preocupa ainda com uma última etapa, que ajuda a completar o que chamamos de ciclo de vendas: a fidelização. Em outras palavras, é fundamental garantir que esse cliente volte a fazer negócios com a empresa.

Além de promoverem a empresa espontaneamente no famoso marketing boca a boca, clientes fidelizados costumam gastar muito mais do que os novos, apresentando menos resistência para consumir novos produtos ou serviços.

Quer descobrir como fidelizar clientes e melhorar os seus resultados? Então você veio ao lugar certo. Confira, a seguir, algumas estratégias de fidelização!

Dica:  4 dicas indispensáveis para aumentar a produtividade da sua equipe

Aposte em um bom atendimento

Pode ter certeza: a fidelização começa no atendimento ao consumidor. Afinal, que clientes não valoriza um bom atendimento, conseguir produtos e serviços mais baratos com a mesma qualidade ou lidar com uma empresa que realmente se preocupa em resolver seus problemas?

Para conseguir melhorar o atendimento, é fundamental investir em treinamentos, mas seus esforços não devem parar por aí. É muito importante contar com ferramentas internas de gestão dos clientes para oferecer um atendimento personalizado, por exemplo, como o CRM (Customer Relationship Management em português Gestão de Relacionamento com o Cliente).

Conheça bem o seu cliente

Para entender como fidelizar clientes, é preciso apostar em estratégias de marketing, mas, antes disso, é fundamental conhecê-lo profundamente. Já falamos que o CRM pode ser uma poderosa ferramenta para reunir informações sobre a clientela e gerir cada um dos seus passos no funil de vendas, mas não pode parar por aí, é claro.

Dica:  Aprenda como fazer um fluxo de nutrição eficiente!

Essas informações precisam ser avaliadas constantemente tanto pelo gestor do negócio, quanto pelas equipes de marketing e de vendas. Assim, todas as pessoas empenhadas em melhorar os resultados estarão cientes do perfil do cliente e podem realizar as abordagens mais apropriadas.

Realize programas de fidelização

Muitas empresas apostam nos programas de fidelização como uma forma para conquistar os clientes. A ideia é muito simples, mas muito eficaz. Basicamente, trata-se de um programa de pontos. A cada compra feita, pontos são acumulados, que podem ser trocados por produtos, descontos ou brindes promocionais.

Além de ser, por si só, uma excelente forma para impulsionar as vendas e fidelizar o cliente, os programas de fidelização também oferecem uma experiência interessante para o consumidor, afinal, se trata de uma gamificação do consumo.

Aposte no poder do marketing

Por fim, é fundamental que o gestor realize ações de marketing específicas para a fidelização. Hoje, com o marketing digital, novas portas foram abertas para a divulgação e a aproximação com a clientela. Uma delas é são as redes sociais, que possibilitam um contato próximo e uma interação que pode gerar bons resultados.

Outras ações, como links patrocinados e o marketing de conteúdo também apresentam excelentes resultados quando o assunto é a fidelização. Portanto, conclua todas as etapas anteriores e defina com clareza qual será a melhor abordagem de marketing para conquistar a fidelização!

Agora que você entendeu como fidelizar clientes, que tal contar pra gente quais estratégias você utiliza atualmente? Compartilhe suas experiências nos comentários e participe!