O sucesso de uma pequena empresa depende de uma série de fatores, certo? Pois então, a análise do mercado, a tomada de decisões eficientes e o uso de um sistema para gestão financeira são apenas alguns dos principais exemplos.

Além disso, é fundamental acompanhar o desempenho financeiro do negócio. Nessas horas, todos os cuidados são necessários para reduzir despesas e maximizar os lucros.

Provavelmente, você já deve ter visto o termo “centro de custos” em alguma reportagem ou artigo. Apesar de ser extremamente importante, muitos profissionais ainda não conhecem o seu significado, qual é o seu funcionamento ou suas vantagens.

Por isso, este post vai tirar as suas dúvidas e mostrar como implantar um centro de custos.

O que é um centro de custos?

Resumidamente, ele representa a divisão de uma empresa em pequenos setores. Ou seja, todas as unidades que geram despesas e lucros são tratadas como centros de custos. Essa ideia é essencial, pois cada área tem metas e trabalhos diferentes.

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Por exemplo: a equipe de marketing lida com a divulgação das mercadorias oriundas do setor de produção. Cada um desses segmentos tem funções e custos diferentes. Uni-los em um só lugar limita sua visão empresarial e atrapalha a obtenção de resultados positivos.

Quais são os benefícios?

Um centro de custos deve ser entendido como um projeto dentro da empresa. Como consequência disso, é possível enxergar com mais facilidade quanto cada atividade lucrou ou gastou. Com essas informações em mãos, você analisa o desempenho econômico e consegue encontrar boas oportunidades de crescimento.

O controle financeiro é otimizado, já que você gasta apenas aquilo que é necessário em cada setor. Além do mais, o acompanhamento dos resultados permite o aumento da produtividade da gestão. Quando apenas um setor demonstra lucros, há algo de errado e precisa ser reparado o quanto antes.

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Como implementá-lo?

Não existe um passo a passo completo para a criação de um centro de custos. Isso acontece porque cada empresa tem objetivos e sistemas diferentes. De qualquer forma, é necessário saber onde o dinheiro está sendo gasto e qual é o retorno que ele proporciona. Só é possível melhorar os resultados obtidos quando existem diferentes fontes de renda em sua empresa.

Dessa forma, fique muito atento para não engessar a gestão e criar mais obstáculos para a continuidade dos processos. Nessas horas, ajuste os gastos por categoria, como “aluguel”, “máquinas e equipamentos”, “compra de materiais” e "pagamento de funcionários". O perfil de sua empresa determinará o quão abrangente deve ser a divisão do centro de custos.

Os conceitos administrativos e financeiros são fundamentais para facilitar as operações e planejar o futuro. Adotar uma ferramenta tecnológica que possibilita a formação de centros de custos e análise dos indicadores de desempenho da empresa já não é um diferencial para se destacar — esses critérios são premissas para a sobrevivência no mercado.

Portanto, prepare-se muito bem para superar desafios e tomar decisões eficientes, como a implementação de um centro de custos na sua empresa.

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