Vamos imaginar o seguinte cenário: chegou o final do mês, seu cachorro adoeceu ou deu problema no motor do seu carro, e ainda faltam 10 dias até seu próximo salário. Você está preparado caso uma emergência aconteça?

A verdade é que muitos de nós possuímos apenas o suficiente para pagar as contas do mês. O futuro? Não se sabe. Desde que dê para pagar a conta de luz, muita gente já fica satisfeita.

O problema é que a vida é instável e está sempre pregando peças. Em um mês, o dinheiro é suficiente para pagar todas as contas. No outro, alguém pode adoecer, ou o desemprego pode chegar, e toda nossa “estabilidade” vai por água abaixo.

Visando auxiliar na jornada rumo à independência financeira, preparamos esse post com 6 livros que te ajudarão a dar os primeiros passos nessa caminhada.

Através das dicas dos autores, que são especialistas em finanças, você deixará de ser escravo do dinheiro e aprenderá quais atitudes tomar para alcançar a tão sonhada independência financeira!

1. Eu Vou te Ensinar a Ser Rico – Ben Zruel

Você sabia que a realidade financeira dos brasileiros não é das melhores? Segundo dados do Serasa, 62 milhões de brasileiros estão inadimplentes.

Ben Zruel, israelense que vive no Brasil desde 1999, ensina em seu livro “Eu Vou te Ensinar a Ficar Rico” que o “consumismo típico de sociedades capitalistas” nos leva a gastar mais do que precisamos e, pior, mais do que temos.

Segundo o autor, para alcançarmos a independência financeira, precisamos primeiramente aprender a viver com um padrão de vida abaixo do que nosso salário permite. Dessa forma, não adquirimos dívidas e somos capazes de poupar no fim do mês.

Logo, se você deseja se desprender de suas crenças limitantes e aprender dicas práticas sobre finanças, os insights encontrados nesse livro te ajudarão a se organizar para fazer com que o seu dinheiro deixe de ser seu inimigo e se torne seu aliado!

Livro Eu Vou te Ensinar a Ficar Rico

2. A Riqueza da Vida Simples – Gustavo Cerbasi

Você sabe quais despesas são realmente necessárias? Sabemos que cortar gastos não é nada fácil e, para ajudar nesse processo, Gustavo Cerbasi ensina em seu livro “A Riqueza da Vida Simples” que não precisamos tomar decisões drásticas para alcançar a liberdade financeira.

O autor, mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, explica que, ainda que seja extremamente difícil, precisamos reduzir o nosso padrão de vida para alcançar a independência financeira. É necessário gastar menos!

Através das dicas encontradas neste livro, você será capaz de entender que, para ser livre financeiramente, precisamos priorizar o futuro e devemos estar sempre prontos para enfrentar imprevistos que podem atrapalhar nossos planos.

Então, se você deseja mudar de vida, comece a anotar seus gastos, reduza seu padrão de vida e otimize sua vida financeira. Com as dicas do autor, aprenda como cortar gastos sem deixar de desfrutar da vida!

Livro A Riqueza da Vida Simples

3. Desperte o Milionário Que Há em Você – Carlos Wizard Martins

É inquestionável que mudar nosso mindset é uma tarefa difícil. Somos fruto de uma sociedade, e costumamos pensar como o todo. A questão é que cerca de 200 mil brasileiros são milionários, e isso representa 0,09% da nossa população. Você já pensou qual o diferencial que os colocaram nesse patamar?

Carlos Wizard, fundador da empresa Wizard e acionista de grandes empresas como KFC, Pizza Hut, Rainha e Topper, é um bilionário cuja fortuna é estimada em R$2,1 bilhões. Ele explica em seu livro “Desperte o Milionário Que Há em Você” que, para alcançar seus objetivos, é necessário mudar sua mentalidade.

Segundo o autor, é comum em nossa jornada que sejamos atacados por palavras ruins ou pelo cansaço, porém, para atingirmos nossas metas, manter o foco é fundamental. Para ele, pensamentos como “a concorrência é grande” ou “eu não tenho sorte” são como vírus para o nosso crescimento.

Portanto, a leitura deste livro te ajudará a eliminar mindsets que levam ao fracasso e te ensinará como uma atitude mental positiva pode te levar a alcançar seus objetivos financeiros.

Livro Desperte o Milionário Que Há em Você

4. Everyday Millionaires – Chris Hogan

Muitos pensam que, para nos tornarmos milionários, precisamos receber uma herança ou possuir um salário altíssimo. No entanto, Chris Hogan prova em seu livro “Everyday Millionaires” que podemos alcançar a liberdade financeira independentemente de nossa situação financeira atual.

O autor, especialista em finanças, fez uma pesquisa com mais de 10 mil milionários nos Estados Unidos para descobrir como eles alcançaram sua atual condição financeira. Surpreendentemente, a pesquisa de Hogan revelou que apenas 21% dos milionários receberam alguma herança.

Segundo o autor, 79% dos milionários alcançaram a independência financeira através da disciplina e economia constante. Porém, essas ações demandam tempo e esforço, e foi necessário que eles aprendessem a calcular quanto possuíam e quanto precisavam poupar para alcançar seus objetivos.

Através dos dados apresentados no livro, você será capaz de entender as atitudes tomadas por esses milionários e quais ferramentas te auxiliarão nesse processo, caso deseje crescer financeiramente.

Livro Everyday Millionaires

5. Me Poupe! – Nathalia Arcuri

Nathalia Arcuri, dona do maior canal de finanças no YouTube – com mais de 6,15 milhões de inscritos, mostra em seu livro “Me Poupe!” que alcançar a liberdade financeira é possível independentemente da sua situação atual.

Segundo a autora, não importa se você está endividado ou se seu dinheiro só dá para pagar as contas de casa. Se você estabelecer objetivos claros e bem definidos, será capaz de parar de gastar com bobeira, e conseguirá poupar para alcançar seus propósitos financeiros.

Uma das dicas da autora para começar a poupar é entender quantas horas você precisa trabalhar para ganhar determinada quantia. Você precisa se perguntar quantas horas de trabalho te custarão para comprar aquilo que deseja naquele momento. Dessa forma, você não gastará seu dinheiro suado à toa.

Nesta notável obra, você encontrará não apenas dicas sobre como poupar, mas também sobre como organizar suas finanças, pagar suas dívidas, e quais os melhores investimentos para alcançar a tão sonhada independência financeira.

Livro Me Poupe!

6. Como Organizar Sua Vida Financeira – Gustavo Cerbasi

Você conhece bem a sua situação financeira? Tem pleno conhecimento sobre quanto dinheiro entra todo mês e quanto dinheiro sai? Gustavo Cerbasi afirma em seu livro “Como Organizar Sua Vida Financeira” que o segredo para obter sucesso é ter conhecimento sobre sua vida financeira.

O autor, também especialista em finanças pela Universidade de Nova York, ensina que, para organizar suas finanças, é necessário incluir toda sua família no entendimento das despesas, dívidas e investimentos. Ele explica que é fundamental ter um orçamento doméstico em equilíbrio para começar a planejar.

Gustavo ainda ensina como automatizar o hábito de poupar. Segundo ele, devemos destinar parte da nossa renda em aplicações. O sugerido é que as aplicações sejam cerca de 10% a 20% dos ganhos. Porém, mais 5% também devem ser poupados para cobrir eventuais imprevistos que possam ocorrer.

Dessa forma, é fundamental se manter fiel aos objetivos e acompanhar sempre seus investimentos, seus gastos e quanto dinheiro está entrando todo mês para alcançar a independência financeira.

Livro Como Organizar Sua Vida Financeira

Organize suas finanças e se torne independente!

Ter foco nos objetivos é o passo mais importante para alcançar a liberdade financeira.

Apesar da sua situação atual, se você está disposto a mudar seu mindset e seus hábitos, é possível se tornar financeiramente independente.

Mas, claro, nada cai do céu. É necessário persistência, foco, organização e estudo.

Silvio Santos (SBT), Samuel Klein (Casas Bahia), Flávio Augusto da Silva (Wise up) e Luiza Trajano (Magazine Luiza) são provas vivas de que é possível alcançar o sucesso começando do zero.

Não se contente com a sua situação atual, busque conhecimento, seja uma dessas pessoas extraordinárias que alcançaram a independência financeira e mude sua história!

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado, que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!