A empresa vende, mas não dá lucro no final do mês. Esse é um dilema enfrentado diariamente por muitos empreendedores

Preocupados com esse cenário, os empresários acabam dedicando mais tempo da sua vida para a empresa do que para a família. Mas será que seu tempo está sendo gasto corretamente? Sua gestão financeira está contribuindo para sua empresa gerar lucro? 

Tendo em vista essas dificuldades, separamos 5 motivos que todo empreendedor deve evitar para o bem da sua empresa. Confira:

1. Falta de um Planejamento 

Um erro muito comum em algumas empresas é a falta de um planejamento. Ele é essencial, seja um negócio de pequeno, médio ou grande porte. É a partir dele que o empreendedor identifica quanto a empresa poderá disponibilizar, durante um determinado período de tempo para conduzir o uso do capital para o que for necessário. Sem o planejamento financeiro, a empresa tende a ficar sem rumo, abrindo espaço para o descontrole financeiro e até mesmo a falência.

Dica: Controle financeiro e planejamento: por que são importantes?

2. Não separar as contas pessoais das contas da empresa

Preservar uma organização financeira pode parecer um trabalho complicado para o microempresário, que necessita conciliar os gastos pessoais com os da empresa. Isso pode acarretar prejuízos ou o fracasso da mesma. 
É necessário que se faça uma gestão equilibrada, na qual as finanças pessoais estejam separadas das finanças empresariais. Permitindo assim, saber o lucro real da empresa e obter projeções para o futuro.

3. Não ter controle dos gastos

A ausência de controle financeiro pode levar uma empresa ao fechamento. E a causa é simples: sem saber quanto foi gasto e quanto há para receber, não é possível verificar se o saldo será suficiente para quitar as contas do seu negócio.
O que permite uma gestão financeira eficiente é fazer o fluxo de caixa diariamente. Uma dica bem legal é a nossa ferramenta de sistema de gestão de fluxo de caixa: o Flua: fácil de usar, de baixo custo e 100% seguro. 

Fluxo de caixa - Flua

4. Não saber calcular o preço de seu produto ou serviço

Administrar um negócio sem a utilização de técnicas adequadas e análises mais detalhadas, pode comprometer as finanças da sua empresa. Cobrar o preço errado pode significar prejuízo ou grandes perdas para o seu negócio
Para definir o preço do seu produto ou serviço, você, empreendedor, deve pensar bastante e ter tudo bem detalhado. O primeiro passo para descobrir o preço de venda é descobrir quanto custa produzir o seu produto ou serviço. Não saber calcular o valor do seu produto/serviço, é prejuízo na certa. Sua empresa estará caminhando para falência em passos largos.

5. Pagar contas com juros

A ausência de organização é um fator condutor para a falta de controle sobre os lucros do seu negócio. Pagar contas com atraso implica em acréscimos legais como juros e multas. Se não há recursos disponíveis para o acerto do principal, os pagamentos desses acréscimos podem impactar ainda mais no seu negócio. Evite pagar juros! 

A melhor forma de realizar o controle financeiro e não pagar contas com juros é manter todas as contas lançadas em um sistema. Utilize o sistema de gestão financeira Flua. Um software simples, intuitivo e fácil de usar, que te auxilia com tarefas financeiras do dia a dia, possibilitando uma visão ampla e clara dos seus negócios, contribuindo para uma empresa financeiramente saudável e dando ao empreendedor muito mais tempo para aproveitar sua família.

Clique no banner abaixo e faça um teste grátis por 7 dias!

Organize a saúde financeira da sua empresa com o sistema Flua