Você está pagando muito juros na sua empresa e não sabe os motivos?

Confira 5 prováveis razões:

1. Organização das rotinas diárias

Você chega na sua empresa e precisa parar e pensar em quais serão suas responsabilidades no dia? O cliente que fala mais alto define o que você fará primeiro? Não há um processo e nem prioridades?

Estabelecer uma rotina diária é fundamental para manter o processo de uma empresa organizado. Desta forma, você poderá priorizar as tarefas mais importantes e assim evitar que esqueça de resolver alguma questão do dia, como por exemplo, pagar uma conta.

2. Esquecimento

Sabe aquela conta de cartão de crédito que chegou semana passada e você colocou em cima da mesa? Chegou a de luz e água e ambas foram parar na mesma pilha, aquela de contas que você pagará. A intenção é boa, pagar todas as contas juntas e ir apenas uma vez ao banco. Porém, as datas de vencimentos nem sempre são as mesmas, e as vezes a conta chega depois de já estar vencida.

Ir juntando as contas poderá causar o esquecimento de pagar as mesmas. Esse problema acontece até mesmo quando usamos uma planilha, pois ela precisa ser acessada para visualizarmos quais devem ser pagas na data.

Uma dica para ajudar você a não esquecer mais de pagar alguma conta é utilizar um sistema de gestão financeira. Basta cadastrar suas contas e agendar as datas de vencimentos. Com esse processo você será lembrado diariamente de suas despesas e o que está vencendo naquela data, além de visualizar em tempo real como está seu saldo.

Sistema para gestão financeira

3. Saldo desconhecido na data de pagamento

Ótimo, agora você tem seus pagamentos organizados, porém, não faz ideia de quanto é o saldo previsto para a data. E se não for o suficiente? Juros. Se você não descobrir a tempo? Mais juros.

É aí que entra um controle de débitos e de créditos para que os administradores possam prever o saldo da conta no dia de vencimento. Para isso é muito importante ter um fluxo de caixa, onde todas as receitas e despesas estejam lançadas. É através do fluxo de caixa que você saberá exatamente qual é a situação financeira da sua empresa.

Sistema de gestão financeira

A utilização de um sistema de gestão financeira como o Flua, pode te ajudar nessa atividade!

Através dele você poderá consultar o saldo geral ou por conta, no período selecionado e diário, conforme desejar, além de gráficos e relatórios que possibilitam uma visão ampla das finanças da sua empresa.

Dica: Como fazer o controle de fluxo de caixa do meu negócio de maneira correta?

4. Contas não previstas

Agora, depois de tudo isso, não adianta não planejar os gastos fixos e variáveis. É preciso manter um histórico dos débitos de cada mês ou, no caso dos anuais, de cada ano.

Mesmo com o controle diário das contas, precisamos fazer projeções e saber quanto a empresa irá gastar a cada mês. Como fazer isso? Definindo Custos Fixos, Custos Variáveis e outras Despesas.

Como, por exemplo, as contas de água, luz, aluguel e salários se repetem todos os meses. Esses custos fixos, podem ser previstos e repetidos igualmente. Na dúvida, no caso dos custos variáveis, o planejamento poderá ser feito pelo maior valor que este gasto poderá gerar, desta forma o risco de pagar juros por causa desta variação será menor.

Sistema de gestão financeira

Com um sistema de gestão financeira você poderá organizar todos os custos da sua empresa, separados por fixos e variáveis. Desta forma você saberá exatamente qual é a previsão de saídas nos proximos meses, e assim realizar um bom planejamento financeiro.

5. Saúde financeira

Não saber quanto custa para fabricar um produto, para fazer um serviço específico, ou não planejar o valor de revenda de uma mercadoria. Essa é uma parte negligenciada por muitos administradores e, ao mesmo tempo, crucial para o crescimento e estabilização de uma empresa.

Se você não sabe por quanto está vendendo um produto/serviço, poderá estar tendo prejuízos constantes sem nem se dar conta disso. Não poderá reinvestir esse valor para o crescimento da empresa e, pior do que isso, não pagará as suas contas e estará caminhando para falência em passos largos.

Deste modo, atrasar pagamentos em cima de pagamentos resulta em juros em cima de juros. Uma bola de neve formada por causa de um erro que parece tão pequeno, mas que na verdade é muito grande.

Controle os seus custos de perto!

Agora que você já sabe como evitar de pagar juros na sua empresa, é hora de contribuir com seu crescimento utilizando o sistema de gestão financeira Flua. Um software simples, intuitivo e fácil de usar, que te auxilia com tarefas financeiras do dia a dia, possibilitando uma visão ampla e clara dos seus negócios e contribuindo para um excelente planejamento financeiro. 

O jeito fácil e prático de administrar as finanças da sua empresa