A gestão financeira é um aspecto vital para a sobrevivência de uma organização. É preciso que haja atenção, sobretudo, no controle de contas a pagar, mantendo assim a boa saúde do negócio. 

Finanças mal gerenciadas poderão fadar a empresa à falência. É por isso que desenvolver um planejamento adequado para que as pendências sejam liquidadas em dia, sem deixar o caixa desfalcado, é essencial. 

E esse planejamento requer muita atenção e disciplina, afinal, muitos gestores têm dificuldades em promover este gerenciamento de forma eficaz por não mover os esforços necessários.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar a organizar as contas a pagar da sua empresa definitivamente. Confira!

Dica: Controle financeiro e planejamento: por que são importantes?

1. Tenha organização e disciplina

Todo gestor que pretenda organizar as finanças da empresa deve ter, ou desenvolver,  disciplina. É como perder peso ou parar de fumar: sem comprometimento ou acompanhamento diário, não há como o objetivo ser atingido.

O controle financeiro das contas a pagar requer engajamento dos profissionais envolvidos — principalmente quando não são indivíduos acostumados com finanças.

É preciso que haja um acompanhamento correto e periódico de alguns indicadores essenciais, tais como faturamento, custo fixo, custo total, lucro nominal, margem de lucro e nível de endividamento.

Quando trata-se de pequenas empresas, o mais indicado é que este acompanhamento seja semanal — e até diário. Já empresas de porte maior podem fazer esse acompanhamento mensalmente.

Dica: Por que separar o controle financeiro empresarial do pessoal?

2 . Separe as contas pessoais das empresariais

Um erro muito comum entre os empresários, principalmente de organizações de pequeno porte, é o de misturar as contas pessoais com as contas da empresa. Empresas familiares também costumam apresentar esse problema. 

Todavia, organizações maiores também estão sujeitas a essa situação. Por isso, é necessário que se separe, de forma rigorosa, tudo aquilo que corresponde ao negócio e aquilo que diz respeito à vida pessoal.

É preciso definir junto aos sócios, por exemplo, os períodos e condições para realizar retiradas — sem que se transfira o capital da empresa para o patrimônio pessoal.

3. Matenha-se atento aos prazos

Conhecer bem os prazos de pagamento é um dos primeiros passos para que se exerça um bom controle do fluxo de caixa, ferramenta essencial na hora de organizar as contas a pagar e controlar as finanças.

Fluxo de caixa 

O gestor deve mover esforços para organizar as contas a ponto de não perder de vista nenhuma de suas pendências, conhecendo o prazos para liquidação de cada dívida.

4. Utilize um sistema de gestão

A utilização de anotações ou planilhas eletrônicas para organizar as contas a pagar sujeita a empresa a muitos erros e problemas em relação ao armazenamento de informações, além prejudicar a localização de dados. 

Não é à toa que, atualmente, a maior parte das empresas conta com sistemas mais modernos: os softwares de gestão.

Essas soluções permitem — de modo automatizado e muito mais dinâmico — a gestão dos pagamentos e recebimentos, os registros dos dados dos clientes e o monitoramento das movimentações financeiras por meio de extratos (além de várias outras funcionalidades).

Você já conhece o Flua? Não! Então clique no banner abaixo e experimente gratuitamente esse o softwares de gestão e livre-se das planilhas financeiras!

Conheça o Flua 

Um sistema de gestão otimiza os processos da empresa e faz com que as informações sejam mais confiáveis. Além de tornar o trabalho mais simples, já que possibilitam que o gestor concentre seus esforços nas atividades que, de fato, requerem maior atenção.

Como a sua empresa faz para organizar as contas a pagar? Você adota alguma dessas práticas? Deixe seu comentário e conte para a gente!