O cartão de crédito empresarial é um produto oferecido por instituições financeiras que disponibilizam melhores condições quando comparados aos cartões oferecidos à pessoa física.

Por se tratar de um item fornecido somente às pessoas jurídicas, muita gente não faz ideia de que existe esse tipo de cartão, e só descobrem essa possibilidade ao abrir uma conta bancária de pessoa jurídica.

Para desmistificar do que se trata e como funciona esse produto, acompanhe os tópicos seguintes e descubra se vale a pena usar o cartão de crédito empresarial!

Como funciona o cartão de crédito empresarial

O cartão de crédito empresarial, normalmente, possui duas funções: debitar e creditar. Todavia, cabe ao gestor decidir quais gastos serão debitados e quais serão parcelados e quitados no mês seguinte.

Uma boa prática é utilizar a função débito para as despesas fixas, tais como água, telefone, internet e energia elétrica. Outra recomendação é manter o uso do débito para aquelas compras que são mais relevantes.

Dica: Orçamento empresarial: entenda a diferença entre gasto, despesa e custo

Por exemplo, as compras realizadas em caráter de emergência para formar o estoque devem ser feitas no débito. Já aquelas efetuadas regularmente, mantendo o devido controle e organização, podem ser feitas na modalidade crédito.

Conheça o Flua, o Software de Gestão Financeira para manter seu controle de contas a pagar e receber:

software online Flua

Vantagens do cartão de crédito empresarial

De forma similar a um cartão de crédito pessoal, o empresário tem disponível um limite de crédito que pode ser usado em benefício da compra de equipamentos, materiais, combustíveis e de outras despesas da organização.

Quando falamos da função crédito, quando a fatura é liquidada integralmente, na data de vencimento, não há juros, e a empresa tem tempo suficiente para capitalizar até a data do respectivo pagamento. Isso sem mencionar a possibilidade de acumular pontos/milhas, a depender do cartão utilizado.

O cartão de crédito empresarial, ao mesmo tempo em que proporciona limites maiores, também possui taxas bem mais atraentes do que o cartão de crédito destinado a pessoas físicas.

Outro benefício é a possibilidade de parcelar as transações. Ainda que seja comum os fornecedores financiarem as compras para seus clientes, é natural que, principalmente quando se está começando, não seja tão simples obter um parcelamento.

Desvantagens do cartão de crédito empresarial

Como não poderia deixar de ser, desvantagens também existem. Ter um cartão em mãos pode estimular gastos supérfluos, devido à sua facilidade de uso, e os descontos normalmente oferecidos no pagamento à vista deixarão de existir.

Vale dizer também que, caso o empresário não seja capaz de honrar com o pagamento integral da fatura, os juros cobrados na próxima conta serão exorbitantes, um dos maiores do sistema financeiro nacional.

Forma de adquirir um cartão de crédito empresarial

O cartão de crédito empresarial deve ser solicitado na instituição financeira em que empresa possui conta bancária. No entanto, cada companhia possui suas próprias peculiaridades. Sendo assim, a gestão financeira não costuma ser igual para todas.

Dica: 4 sinais de que sua empresa precisa de um sistema de gestão financeira

Por essa razão, antes de solicitar um cartão de crédito empresarial, é fundamental realizar uma pesquisa, levando em consideração diferentes instituições financeiras a fim de optar por aquela que melhor atender as necessidades da sua empresa.

Agora que já sabe a viabilidade de usar o cartão de crédito empresarial, que tal continuar se informando sobre outras novidades da área? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos em primeira mão!