Quando o assunto é a classificação dos tipos de empresa, muita gente ainda têm dúvidas. Viemos aqui para esclarecer pra você o que caracteriza um empreendimento como uma microempresa ou MEI. Você sabe diferenciar?

Por que devo saber diferenciar?

Com a modernização da legislação civil empresarial do país, está se tornando cada vez mais prático e vantajoso para os pequenos empreendedores formalizar o seu negócio.  

É necessário um entendimento claro e distinto de cada tipo de pessoa jurídica para que você possa aproveitar o máximo de vantagens e regras que são ofertados para o seu negócio. Mas para isso é necessário saber diferenciar uma microempresa (ME) de um microempreendedor individual (MEI).  

Dica: Declaração de Imposto de Renda: como um MEI deve fazer?

O que é Microempresa?

É utilizada a receita bruta para caracterizar uma microempresa. São enquadradas nessa categoria as sociedades empresárias, simples e individuais de responsabilidade limitada, devidamente registradas que faturem até R$ 360.000,00 por ano.

Além da receita bruta é necessário que a empresa possua no máximo nove funcionários, no ramo do comércio e serviços, e de no máximo dezenove funcionários, no setor de construção e industrial. 

Clique no banner abaixo e conheça o Flua, o gerenciador financeiro que vai otimizar processos na sua empresa!

Software de gestão online - já conhece o Flua?

Hoje a microempresa é um dos maiores ramos da economia brasileira, isso faz com que o governo invista em políticas de incentivos para os microempresários, tais como:

  • Menos burocracia: uma série de procedimentos são bastante simplificados em relação às empresas de grande porte, além de que vários tributos federais, estaduais e municipais (IRPJ, IPI, CSLL, COFINS, PIS, INSS, ICMS e ISS) são pagos em uma única arrecadação, facilitando muito o recolhimento dessas taxas.
  • Vantagens nas licitações: o Poder Público garante várias vantagens para as micros e pequenas empresas nos processos licitatórios, como por exemplo, permitir que concorram a licitação, mesmo estando com as obrigações fiscais em débito.
  • Rapidez nas decisões: as microempresas possuem uma capacidade muito maior de mudar de rumo caso seja necessário, recurso muito útil em tempos de crise. 

Dica: MEI ou Simples Nacional: saiba qual é a melhor opção para sua empresa

O que é MEI?

A sigla MEI significa Microempreendedor Individual. Para ser enquadrado nessa categoria é necessário ter um faturamento de até 60.000,00 por ano, ou 5.000,00 por mês. O empreendedor deve ter no máximo um funcionário, remunerado com um salário mínimo ou o piso da categoria

O MEI precisa cumprir com algumas obrigações, como: pagar o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), as contribuições destinadas à Previdência Social e ao ICMS ou ao ISS, todo mês e fazer a DASN-SIMEI todo ano. 

As maiores vantagens de se tornar um MEI é que essa categoria se enquadrada no Simples Nacional e é isenta dos impostos federais. Além de que se houver alguma fiscalização estará regularizado com o alvará, evitando problemas. 

Ao se regularizar como um MEI, o CNPJ gerado, facilita a abertura de contas em banco, tendo acesso a crédito com juros bem mais baratos. Contando com uma cobertura da Previdência Social para o proprietário e familiares. 

Para se formalizar no MEI, é muito fácil, todos os processos são realizados na internet, com cinco passos simples, não é necessário anexar nenhum documento no cadastro. Ao final é apresentado um certificado com todas as suas informações, como CNPJ, Junta comercial, no INSS e o alvará provisório de funcionamento. E Pronto!

Então se você possui uma boa ideia de um novo empreendimento, coloque-o em prática em seu próprio negócio!! Ou se já atua em alguma área, se formalize, por mais que precise se preocupar com planejamento, não se esqueça que considerando o cenário atual, é uma boa ideia abrir uma microempresa, já que o governo está investindo em micro empreendimentos. Depois, é só cuidar da gestão empresarial e se destacar no mercado!

O fluxo de caixa é indispensável na rotina de toda empresa. Clique no banner abaixo e comece agora a acompanhar suas contas em tempo real!

Software de gestão online - Fluxo de caixa

A importância de uma Gestão Empresarial

Seja você MEI ou microempresa é importante ter um sistema de gestão online, para a coordenação das políticas internas, as ações e as estratégias a serem aplicadas em prol do bom funcionamento de todas as áreas da empresa.

Com o Software de gestão empresarial, você consegue controlar todos os departamentos da sua empresa de um lugar só, desde controle de estoque até controle financeiro. Além de custos baixos, você não precisa modificar sua infraestrutura, podendo utilizar os computadores já presentes na empresa.

Se você ainda não possui um software de gestão comercial, visite o Gestãoclick, um sistema de ERP online, e nos conte a sua opinião.