Uma das maiores preocupações de todo negócio é com a saúde das finanças. Afinal, são elas que permitem que o negócio se mantenha no mercado e se desenvolva, diferenciando-se dos concorrentes e conseguindo mais clientes.

Uma gestão financeira incompleta leva à indisponibilidade de recursos — o caminho, então, é cada vez menos parecido com uma trilha de sucesso. Para descomplicar a vida de quem tem que lidar com as finanças, foi criado o gerenciador financeiro empresarial.

Ainda não conhece essa ferramenta? Reunimos uma série de informações sobre o assunto para você. Veja a seguir do que se trata e confira seus benefícios!

O que é o gerenciador financeiro empresarial?

O gerenciador financeiro empresarial é uma ferramenta que utiliza a tecnologia para automatizar diversas funções e rotinas que fazem parte do controle financeiro de um negócio.

Esse controle acontece diretamente online, com os dados sendo enviados para o que é conhecido como nuvem. Isso permite que você acesse as informações facilmente pelo navegador, controlando todos os seus dados em tempo real.

Dica: É seguro usar um gerenciador financeiro online?

Com o gerenciador financeiro empresarial, como o Flua é possível fazer o registro de entradas e saídas de recursos, planejamento de contas a pagar e a receber, identificação do quanto foi gasto em determinado setor e assim por diante. Todas essas práticas são necessárias para garantir que o negócio tenha sempre os recursos necessários para sua manutenção e desenvolvimento.

O Flua é um software de gestão financeira. Ele centraliza o controle das finanças, gera relatórios e gráficos para subsidiar decisões mais rápidas e eficazes. Dessa maneira, o negócio pode contar com uma série de vantagens!

dashboard Flua

Quais são os seus benefícios?

Na era digital, os negócios buscam cada vez mais a integração com a tecnologia, como é o caso desse gerenciador. Mais do que uma tendência, a adoção dessa solução é baseada em benefícios, os quais listamos a seguir. Acompanhe!

Facilidade de uso

O Flua  é construído de maneira intuitiva e é feito pensado em quem não tem tanto conhecimento financeiro. Voltado basicamente para os empreendedores que colocam a mão na massa, é uma solução que facilita a elaboração de relatórios e meios de controle para acompanhar o negócio.

Quer experimentar gratuitamente o que um Software de Gestão Online pode fazer por você? Clique no banner e faça um teste do Flua!

Flua, Gerenciador Financeiro mais simples e fácil de usar

Isso diminui o tempo necessário para cuidar dessa parte do negócio e também reduz as chances de erros que poderiam acontecer pela falta de conhecimento técnico.

Concentração das informações em um sistema

O uso do Flua elimina a demanda por uma série de planilhas, pastas e relatórios impressos, o que também facilita a vida do empreendedor. Tudo está centralizado em um único lugar, dessa forma, é mais simples gerenciar e monitorar o que está acontecendo.

Quando os controles financeiros estão espalhados por várias planilhas e papéis, torna-se mais difícil ter acesso às informações certas em tempo hábil. Isso implica em perda de competitividade para o negócio, o que pode gerar vários outros prejuízos.

Auxílio na estratégia a médio e longo prazo

A estratégia é uma importante aliada de qualquer empreendedor. Ela garante que todos saibam onde chegar e como fazer para chegar lá. Na área financeira, também garante que os recursos sejam alocados de modo eficaz, considerando pontos críticos para o crescimento e inovação.

Dica: Entenda o que é centro de custo e por que usar em sua empresa

Ele permite que a estratégia seja formulada com uma qualidade superior, pois disponibiliza informações atuais e gera uma visão mais sistêmica ao gestor do negócio. Logo, possibilita uma atuação estratégica a médio e longo prazo.

Melhora da organização e planejamento

Outra questão importante é que o Flua favorece a organização e o planejamento do negócio. Ao elaborar um fluxo de caixa eficiente, por exemplo, essa ferramenta permite que o negócio se organize melhor quanto ao uso de seus recursos.

Quer receber 10 aulas gratuitas sobre Gestão Financeira? Clique no banner e saiba mais!

Banner-Mini Curso de Gestão Financeira 1.0

Além disso, as informações geradas por essa ferramenta também servem de suporte para a tomada de decisão. Com isso, o negócio consegue fazer investimentos melhores e atuar de maneira mais competitiva no mercado.

Ganho em segurança de dados

Antes, o gerenciamento financeiro era feito em cadernos e planilhas avulsas ou em softwares instalados individualmente em cada computador. Com isso, qualquer tipo de imprevisto poderia colocar em risco as informações.

Com o Flua, isso não acontece. Em primeiro lugar, os dados ficam armazenados de maneira segura sob várias camadas de proteção. Além disso, há um backup constante dos dados e, se houve a perda de informação, a recuperação é mais simples.

Aumento da mobilidade

Trabalhar de qualquer lugar já é, hoje, uma realidade e uma necessidade para boa parte dos gestores. Antigamente, entretanto, isso era praticamente impossível, pois ou você carregava as planilhas com você ou tinha que ficar fazendo cópias dos dados.

Dica: Organização financeira para MEI: 5 dicas que valem ouro

Já com o Flua, é possível acessar esses dados diretamente pelo navegador — ou seja, o acesso pode ser feito de qualquer lugar, a qualquer hora. Isso dá mais autonomia e governança sobre o negócio, permitindo uma gestão contínua e de qualidade.

Redução estratégica de custos do negócio

Normalmente, os negócios não conseguem ter uma maior margem de lucro devido aos custos necessários ao funcionamento e à produção. No entanto, muitos deles podem ser reduzidos ou até eliminados da empresa, demandando uma boa análise.

Com o gerenciador financeiro empresarial é possível saber para onde o dinheiro está indo e quais são os maiores custos do negócio. Em seguida, é possível promover cortes mais conscientes, que não gerem prejuízos e impactem positivamente no lucro.

Acompanhamento das métricas de desempenho

Muitos dos negócios que falham não acompanham com periodicidade suas métricas de desempenho, o que implica em uma gestão às cegas e bem menos eficaz. O Flua permite que muitas das métricas sejam levantadas de modo automático, com pouco ou nenhum envolvimento do gestor.

Deixe a tecnologia fazer o trabalho duro por você! Clique no banner e saiba como o Flua pode te ajudar!

Flua, Gerenciador Financeiro mais simples e fácil de usar

A partir daí, há diversas possibilidades, como a criação de quadros de gestão à vista ou reuniões mais precisas para alinhamento com o time.

Como contratar um bom gerenciador financeiro empresarial?

Como é possível observar, os benefícios são diversos e certamente impactam o crescimento e a diferenciação do empreendimento

Passo 1

O primeiro passo é encontrar um fornecedor de confiança, que disponibilize um sistema de gestão financeira online para seus negócios fluírem. Para tanto, busque pelo feedback de pessoas que já usam o sistema.

Passo 2

Uma segunda dica é analisar as próprias funcionalidades do gerenciador financeiro, avaliando se ele dispõe dos módulos necessários ao seu empreendimento. Ele deverá oferecer uma gestão descomplicada, segura e muito efetiva das finanças.

Dica: Saiba tudo sobre gerenciador financeiro!

Passo 3

Finalmente, busque por um teste grátis. Assim, você poderá conhecer um pouco mais do sistema na prática, avaliar se ele se encaixa nas suas expectativas e, então, efetivar a contratação. Desse modo, terá maiores chances de acertar na escolha.

Preparado para simplificar a gestão financeira da sua empresa e alcançar o sucesso? Clique no banner e teste todas as funcionalidades do Flua!

Flua, Gerenciador Financeiro mais simples e fácil de usar