Manter o fluxo de caixa em dia é fundamental para não ter surpresas no orçamento. Afinal, nenhum empresário gosta de lidar com falta de recursos disponíveis, obrigações não cumpridas ou pagamentos não recebidos. Ainda pior, sem um controle de contas a pagar e receber, o empresário pode perceber essas situações apenas quando surgem as consequências desses transtornos.

Além de comprometer a saúde financeira da empresa, equívocos na gestão de contas podem afetar as operações do negócio. Por isso, confira agora os 5 erros que você não pode cometer ao controlar as contas do seu empreendimento:

Desconhecer vencimentos

Esse equívoco é uma armadilha para o negócio. Sem saber os vencimentos das contas, o empresário pode ter que arcar com gastos desnecessários, como multas e juros. Além disso, estar a par dos prazos pode ser uma forma de economia, já que muitos credores dão descontos para pagamentos realizados com certa antecedência.

Controlar os prazos dados aos seus clientes também é essencial, pois é necessário ter previsão de recebíveis e estar ciente de eventuais direitos atrasados antes de fazer cobranças. Do contrário, você pode se ver sem caixa para pagar as despesas do dia enquanto há clientes em dívida com a sua empresa. Para evitar esses problemas, mantenha todas as datas registradas no seu fluxo de vendas, realizando também a projeções de valores e prazos de recebíveis e obrigações.

Dica: 4 erros na gestão financeira da sua empresa para evitar!

Precificar mal seus produtos e serviços

O preço certo é aquele que garante não apenas a competitividade de um produto ou serviço, mas também sua liquidez. Do lado das despesas, esse é um dos principais objetivos do controle de contas a pagar e receber.

Revise todos os seus custos internos, externos e eventuais; não se esqueça também dos impostos e da sua margem de lucro. Calcule o gasto total do seu produto ou serviço e relacione-o ao seu número de clientes, ou preço médio cobrado, e veja se o volume de saídas cobre todos esses gastos. Lembre-se ainda de contar com a possibilidade de lucro ou prejuízo.

Não separar finanças pessoais e empresariais

Ainda que você seja um empresário sem sócios, o seu bolso e o caixa do seu negócio devem ser separados. Deixar que valores, contas e recebimentos se misturem é uma receita certa para descontrolar nas finanças. Por isso, pague suas obrigações de pessoa jurídica apenas com as disponibilidades empresariais. Caso você precise tirar dinheiro seu para a empresa, oficialize isso como um empréstimo à jurídica ou aplicação de capital. Quando ocorrer o contrário, registre a transferência de recursos como retirada de lucro.

Vamos a um exemplo prático: se uma conta empresarial alta for paga com dinheiro do bolso e essa operação não for registrada corretamente, em algum momento esse valor relevante aparecerá como dívida não paga ou diminuirá o saldo disponível, confundindo as suas contas e mascarando a real situação do seu negócio.

Dica: Como fazer o controle de fluxo de caixa do meu negócio de maneira correta?

Ignorar o impacto de pequenos custos

Taxas, juros e outras despesas de baixos valores muitas vezes não recebem a devida atenção. É verdade que apenas uma dessas não tem muita relevância, mas, quando somadas, fazem toda a diferença nos gastos da empresa. Juros frequentes por pagamentos em atraso, ainda que baixos, podem representar dinheiro suficiente para pagamento de uma conta no final de um ano.

Considerar valores ainda não recebidos

Ao fechar um negócio, o valor dele não pode entrar no controle de contas a pagar e receber como já creditado até que isso de fato aconteça. Caso você adquira um novo cliente que represente mais R$ 600 em recebíveis, por exemplo, esse valor só pode ser registrado caso o pagamento seja feito à vista. Porém, se a venda de produto ou serviço for parcelada, o correto é registrar essas parcelas nas datas de vencimento no fluxo de caixa e na previsão orçamentária. Do contrário, seu controle mostrará ao fim do mês uma disponibilidade inexistente, com possíveis consequências graves.

Quer se manter atualizado sobre outros assuntos importantes à saúde financeira do seu negócio? Siga nossa página no Facebook e acompanhe todos os posts em tempo real!