A boa gestão de sua empresa depende de vários fatores e a avaliação constante de como está o desempenho destes é essencial. Neste post você vai entender como (e por que) avaliar a saúde financeira da empresa, o que você deverá levar em conta nesta hora e como estes indicadores e informações poderão ser utilizados como diferencial competitivo pela sua organização.

As demonstrações contábeis são valiosas ferramentas

A avaliação da saúde financeira de uma empresa deverá estar pautada na análise das demonstrações contábeis já que estas refletem aspectos financeiros, patrimoniais e de resultado de uma organização. Assim, é preciso utilizar técnicas como a análise das demonstrações contábeis que combina índices e avalia a composição de grupos patrimoniais e de resultado.

Com as informações destas demonstrações podem ser gerados relatórios gerenciais por tipo de produto, departamento ou ainda detalhando os gastos da empresa e implementar o fluxo de caixa que, além de otimizar, é responsável por organizar as finanças de uma empresa. Vamos a algumas análises que podem ser feitas.

Análise dos índices de liquidez

A análise dos índices de liquidez evidencia a capacidade de pagamento de curto prazo ao comparar, por exemplo, o Ativo Circulante com o Passivo Circulante no caso do Índice de Liquidez Corrente ou ao comparar estes dois grupos excluindo do ativo os estoques, demonstrando para a empresa o impacto destes nas disponibilidades de recursos e também como Índice de Liquidez Imediata, que compara as Disponibilidades com o Passivo Circulante.

Já no Longo Prazo o Índice de Liquidez Geral compara o Ativo Circulante mais o Ativo Realizável a Longo Prazo com o Passivo Circulante e o Não Circulante, mostrando como a empresa estará financeiramente em períodos futuros.

Indicadores de Rentabilidade

Os indicadores de rentabilidade ou lucratividade, como também são conhecidos, irão apresentar índices que medem o retorno gerado pela empresa em um determinado período e para isso combinam medidas que comparam o Lucro Líquido com as Vendas Líquidas obtendo-se, assim a Margem Líquida.

Dica: Saiba como encontrar o ponto de equilíbrio financeiro da sua empresa

Também é possível conhecer a rentabilidade do Ativo em que se compara o Lucro Líquido com o Ativo Total da empresa. Por fim, pode-se também utilizar a Rentabilidade do Patrimônio Líquido, que é obtida pelo Lucro Líquido dividido pelo Patrimônio Líquido e que mostra o rendimento dos capitais próprios dos sócios ou acionistas.

Estrutura de capital da empresa

Estes índices servirão para que o gestor possa conhecer a capacidade da empresa de sobreviver no longo prazo e utiliza, entre outras fórmulas, a da Composição do Endividamento, que mostra o quanto a empresa tem de Passivo Circulante se comparado com o Passivo Total ou também como está a Imobilização do Patrimônio Líquido, que pode ser conhecida pela comparação do Não Circulante menos os Recursos Realizáveis a Longo Prazo comparados com o Patrimônio Líquido.

Você viu que, para avaliar a saúde financeira da sua empresa, é preciso focar nas demonstrações contábeis, utilizar diversos índices, fazer comparações e até mesmo utilizar ferramentas financeiras como o fluxo de caixa e outras que possam organizar e mostrar como estão as finanças do seu negócio. Também devem ser levadas em consideração informações relativas ao mercado, concorrentes, perspectivas da economia e outros fatores que podem influenciar a sua empresa.

E aí, gostou do post? Deixe seu comentário!