Evitar a quebra de caixa é essencial para encontrar o ponto de equilíbrio financeiro de um empreendimento. Afinal, sem contar com a saúde das finanças, o desenvolvimento de um empreendimento pode ficar totalmente comprometido.

Levando isso em consideração, preparamos este artigo para explicar melhor esse conceito, mostrar como encontrá-lo e indicar formas de deixar seu negócio mais organizado. Leia o texto até o final para saber mais!

Entenda o que é ponto de equilíbrio financeiro e a sua importância

Ele é um índice percentual bastante relevante, porque indica o ponto no qual as receitas se equiparam às despesas e aos custos das movimentações que você faz. Ao superar esse indicativo, você entra no lucro. Quando está abaixo dele, sua empresa está operando no prejuízo.

Para entender melhor o conceito de ponto de equilíbrio financeiro vamos a um exemplo:

Se você geralmente gasta algo em torno de R$ 5 mil por mês, é preciso saber quanto você precisa vender mensalmente para cobrir esse gasto (alcançar o ponto de equilíbrio) e começar a lucrar.

Por isso, pode-se dizer que ele é fundamental para o controle de caixa. Graças a essa marcação, há como saber qual é o faturamento necessário para cobrir seus gastos e, assim, obter rendimentos positivos. Com um software de gestão empresarial, como o Flua, você consegue visualizar de forma clara as receitas e despesas da empresa, assim como controlar e alcançar o ponto de equilíbio do seu negócio. Na imagem abaixo tem um exemplo do dashboard do Flua:

Dashboard Resumo financeiro

Sem o domínio desse indicativo, você fica alheio a algo muito significativo de seu negócio: a gestão orçamentária. Esse aspecto é de suma importância para continuar lucrando, fazer projeções e entender seus limites e possibilidades. 

Teste gratuitamente por 7 dias e faça as projeções do seu negócio agora mesmo de forma rápida e fácil!

Tenha informações essenciais para que sua empresa lucre mais

Utilize-o a seu favor

Calcular o ponto de equilíbrio é útil por uma série de motivos, já que é imprescindível para realizar a gestão das finanças da empresa. Confira, logo abaixo, os principais:

  • saber qual é o faturamento mensal ou anual mínimo para lidar com os custos;
  • entender melhor as despesas fixas e variáveis e estudar maneiras de reduzi-las, se possível.

No entanto, para que essa noção seja ainda mais efetiva, outras práticas de controle financeiro são recomendadas, como:

Saiba como calcular o ponto de equilíbrio financeiro 

Há uma fórmula geral para fazer esse cálculo. Ele é dado pela soma de custos fixos e desembolsáveis dividida pelas receitas menos os custos e despesas variáveis.

Dica: Inteligência financeira: como aplicar em micro e pequenas empresas?

Vale lembrar que fixos são os custos que geram desembolso — implicam a saída de dinheiro da empresa.

Os variáveis, por sua vez, são aqueles aplicados no rendimento de seu negócio. Se você revende algo, por exemplo, esse valor seria o montante que foi investido no produto.

Siga esta dica

O ponto de equilíbrio financeiro é um dado que precisa ser considerado na rotina de qualquer empreendimento. Assim, será possível atingir os resultados pretendidos em relação às finanças.

O Flua pode ajudar a fazer esse cálculo com extrema precisão, além de fornecer relatórios referentes às finanças, para que você se organize melhor e controle o seu caixa de modo assertivo. Além de possuir segurança de acesso, estabilidade e economia sem precisar adquirir um servidor para sua empresa e gastar com a manutenção.

Soluções desse tipo também oferecem outros benefícios, como o monitoramento financeiro. Essa prática pode tomar muito tempo do gestor, principalmente se a empresa tiver um ritmo ágil de entradas e saídas

Nesse sentido, um software, como o Flua pode contribuir conferindo maior eficiência ao processo. A automação ainda reduz os custos com mão de obra e retrabalho, porque minimiza a chance de erro e gera um excelênte custo benefício ao negócio!

Comece hoje mesmo a deixar a tecnologia trabalhar no seu lugar! Clique no banner abaixo e faça o teste do Flua grátis por 7 dias!

Invista seu tempo com ações lucrativas e não com planilhas