O fluxo de caixa é um instrumento de controle com que o empresário pode contar para pautar suas decisões. Mantendo seus dados atualizados, o gestor consegue mensurar o que acontece, referente a entradas e saídas, em cada produto e serviço de sua empresa.

Por isso, o controle de caixa é a base do bom funcionamento de qualquer empreendimento de sucesso. Afinal, sem esse trabalho, o descontrole pode acarretar em falta de previsibilidade e gerar prejuízos pela carência de informações.

Como esse assunto é importante, nós resolvemos falar um pouco sobre isso para você. Vamos lá?

Qual é a periodicidade ideal para fazer o controle de caixa?

O fluxo de caixa, ou seja, a entrada e saída de dinheiro, é uma das partes mais importantes da gestão de um negócio. Isso significa que o acompanhamento desse recurso precisa ser feito de perto, de preferência diariamente.

Essa atividade não é tão trabalhosa em empresas menores. Afinal, para fazer o fechamento de caixa é necessário apenas que sejam anotadas todas as retiradas e recebimentos. Esses valores podem ser anotados em uma planilha ou em um software específico para o controle do fluxo de caixa, como o Flua, que torna simples a realização das tarefas necessárias para a saúde da empresa, assim o gestor terá mais tempo para destinar a seus clientes.

Comece agora a organização do seu fluxo de caixa de maneira eficiente, gratuitamente por 7 dias! Clique no banner abaixo:

Organize a saúde financeira da sua empresa com o sistema Flua

Somado a isso, o controle de caixa mensal ajuda a mensurar o que precisa ser trabalhado no negócio e dá uma visão mais holística do desempenho mensal. Assim, ele é uma opção complementar ao fechamento diário, auxiliando o processo de gestão.

Vale ressaltar que uma periodicidade não substitui a outra: ambos os fechamentos são importantes para tornar o negócio atrativo ao mercado e à gestão.

Quais são as vantagens do controle de caixa para a empresa?

A grande vantagem de sustentar o controle de caixa diariamente é o fato de ele proporcionar previsibilidade ao negócio. Com o lançamento de informações diárias, podemos acompanhar o recebimento real da empresa e qual seria o ideal para pagar todas as despesas. No Flua você pode filtrar e acompanhar os lançamentos previstos os realizados e atrasados de acordo com a necessidade do seu negócio.

Previsões de contas a pagar e receber

Com isso, há a possibilidade de sabermos se os custos futuros poderão ser pagos, ou se será necessário buscar uma nova abordagem para cobrir a falta de dinheiro da empresa. Dessa forma, o controle de caixa é a maneira mais eficiente de manter o negócio saudável sem o risco de recorrer a empréstimos de última hora ou pagar multas por falta de planejamento.

Existem riscos em ignorar o fluxo de caixa?

Caso o controle de caixa não seja feito diariamente, as informações sobre o fluxo do empreendimento ficarão incorretas. Com isso, além dos problemas já citados, o negócio corre o grande risco de não ter ciência da necessidade da adoção de medidas para compensar o baixo resultado em algum período.

Somado a isso, a falta de informações sobre o fluxo de caixa pode levar o empreendedor a firmar negócios que ele não consegue sustentar pela falta de capital, prejudicando, dessa forma, seu nome na praça.

Dica: Entenda como um gerenciador financeiro aumenta a produtividade da sua empresa!

Como fazer o controle de caixa de maneira eficiente?

Para fazer o controle de caixa, é necessário apenas ter um local para fazer o lançamento de informações e lançá-las diariamente. É possível fazer uso de planilhas do Excel, mas ela não permite a previsibilidade, fazendo com que essa tarefa torne-se exaustiva e o tempo gasto é maior do que se fosse realizado em um sistema financeiro online, como o Flua que é rico em informações, gráficos e relatórios trazendo clareza nos resultados. 

Independentemente de qual meio o empreendedor escolher para fazer seu fluxo de caixa (planilhas, softwares etc), uma coisa é certa: é necessário acompanhamento constante. Apenas com isso o controle de caixa pode ser uma ferramenta confiável para a empresa e ajudar no desenvolvimento do negócio.

Agora que você já deu o primeiro passo para fazer seu negócio prosperar, faça o trial do Flua durante 7 dias gratuitamente e comece a controlar o fluxo de caixa de sua empresa de maneira fácil, ágil, eficiente e com um excelente custo benefício.

O jeito fácil e prático de administrar as finanças da sua empresa