gestão financeira de uma empresa, independentemente do seu tamanho, é essencial para o crescimento e sobrevivência do negócio. Dentro deste contexto, o controle de fluxo de caixa se destaca por permitir uma melhor organização e otimização dos registros de entrada e saída de recursos. Neste post você vai compreender como fazer o controle de fluxo do seu negócio de forma correta e usufruir de todos benefícios que este pode trazer para sua empresa.

Entenda o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta financeira que, apesar do nome, deverá contar com os saldos de bancos e aplicações de curto prazo. Ele deverá refletir toda a movimentação de entrada, composta por recebimentos de clientes, por exemplo, e também todas as saídas, representadas por pagamentos a fornecedores, salários entre outras contas a pagar.

Comparando-se os saldos iniciais de caixa e equivalentes, com a movimentação de entrada e saída de recursos, será obtido o fluxo de caixa. Este valor representará quanto a empresa tem disponível em determinado período e que pode ser utilizado de acordo com as necessidades presentes.

Dica: saiba mais sobre fluxo de caixa!

Separe despesas pessoais das empresariais

Para começar a elaboração do seu fluxo de caixa, além de compreender como esta ferramenta funciona, é preciso separar as despesas pessoais das empresariais. Isto pode ser feito, de uma maneira mais fácil, criando contas correntes separadas, assim como cartões de débito e crédito para a pessoa física e jurídica e evitando misturar aquelas contas do empresário com as da empresa.

Esta separação é essencial para conhecer, de forma correta e detalhada, como andam as disponibilidades de recursos financeiros da empresa, mostrando como estão as finanças desta e propiciando um planejamento financeiro mais realista.

Dica: Quer mais motivos para separar suas finanças pessoais das da empresa? Então leia: 
Por que separar o controle financeiro empresarial do pessoal?

Controle as compras e vendas

O controle das compras e vendas faz a diferença na controle do fluxo de caixa já que, em alguns casos, existem produtos e serviços que possuem uma menor ou maior saída dependendo do momento do ano. Este conhecimento é necessário para que o empresário possa se precaver e criar um fundo de caixa nos casos daqueles meses em que o faturamento é menor.

Além deste controle é preciso ficar de olho nos prazos que são oferecidos para seus clientes e aqueles que você tem junto aos seus fornecedores. O equilíbrio destes prazos será determinante para que não faltem recursos financeiros para cobrir seus gastos de um determinado período.

Tenha alguns cuidados

Para iniciar seu controle de fluxo de caixa é preciso determinar uma data de corte para o início dos registros, sendo que os valores disponíveis em dinheiro devem ser contados e inseridos em seu controle como saldo inicial, assim como aqueles valores disponíveis nos extratos bancários que também serão utilizados como base. O registro diário permitirá um controle em tempo real dos valores disponíveis no fluxo de caixa.

Outro cuidado primordial é o uso de um bom sistema de gestão que permitirá a otimização e padronização dos lançamentos, evitando erros e retrabalhos. O sistema de gestão também permitirá a emissão e uso de relatórios que detalham, por categoria, o tipo de gasto, assim como o detalhamento dos clientes de sua empresa. Este detalhamento servirá para eventuais substituições ou cortes de gastos e para que você conheça melhor quem são os seus clientes, ticket médio e outras informações valiosas para o processo de tomada de decisão.

Neste post você compreendeu que para o correto controle de fluxo de caixa do seu negócio começa com a compreensão desta ferramenta, passa pela separação dos gastos de pessoa física e jurídica, além do controle das entradas e saídas de recursos, permitindo a criação de um fundo de caixa para as épocas menor entrada de recursos. Por fim, você pode compreender que é preciso ter uma data de corte para o início de seu fluxo de caixa que deve contar com o uso de um bom sistema de gestão que fará a diferença na hora de extrair relatórios e utilizar as informações na gestão de sua empresa.

Gostou deste assunto? Quer saber mais sobre gestão financeira e soluções inteligentes para a área? Assine nossa newsletter e fique por dentro!