Elevar a produtividade, minimizar os gastos e aumentar a competitividade no mercado são apenas alguns dos benefícios que a otimização de processos traz para a sua empresa.

A melhoria de processos parece ser uma necessidade consensual, contudo, ainda que muitas organizações movam grandes esforços no planejamento dessas mudanças, podem encontrar algumas dificuldades na hora de colocá-las em prática. Planejamento é essencial, entretanto, é preciso um engajamento contínuo para implementar mudanças eficazes e duradouras.

Quer descobrir qual é a forma mais eficaz para otimizar os processos, e, consequentemente, potencializar os lucros? Confira abaixo e saiba como analisar seus processos, fazer um diagnóstico correto e otimizá-los!

Passo a passo para a otimização de processos

1. Acompanhe os processos e fluxos de trabalho

Toda empresa possui procedimentos cotidianos de atuação, ainda que eles não estejam formalizados. Logo, para melhorá-los, o primeiro passo é identificá-los. Cada departamento pode fazer esse levantamento e definir quais são os fluxos de trabalho e os principais desafios para realizá-los.

Em conjunto, é preciso avaliar quais processos devem ser modificados ou suprimidos. No momento de transição, é comum que muitas informações acabem se perdendo ou que práticas irrelevantes permaneçam tomando o tempo de outras que se adequariam melhor.

Dica: Será que você pode confiar nas planilhas na gestão da sua empresa?

Sendo assim, quando os novos procedimentos de trabalho estiverem sendo construídos, é necessário atenção para fazer todas as alterações necessárias, tornando o fluxo de atividades algo mais dinâmico, que atenda às necessidades de todos.

2. Utilize tecnologia para a melhoria de processos

Atualmente, a tecnologia de automação se consolidou como uma grande aliada da otimização de processos. Ferramentas modernas de gestão empresarial auxiliam na criação de processos de trabalho cada vez mais consistentes e organizados.

Ao planejar melhorias, é importante ter em mente que sistemas ultrapassados devem ser substituídos por soluções mais atuais e adaptadas ao perfil da empresa. Isso irá ajudar a elevar a produtividade dos colaboradores e reduzir o tempo gasto com cada operação.

Quer simplificar suas tarefas de gestão financeira? Conheça o Flua e mantenha tudo sob controle!

Banner - Já conhece o Flua

3. Flexibilize atividades para melhorar os processos

Com sistemas integrados e ferramentas de gestão em nuvem, a tendência é que os processos da empresa se tornem mais ágeis e flexíveis, já que os colaboradores têm possibilidade de acessar um enorme volume de informações online.

Aparelhos como notebooks e tablets são dispositivos práticos que, por meio da conexão web, possibilitam que a equipe trabalhe em qualquer ambiente, seja em casa, no fornecedor, ou no cliente. Quer dizer, o fluxo de caixa da empresa pode ser rapidamente acessado e atualizado em tempo real. Dessa forma, a evolução financeira se mantêm sempre acessível, contribuindo para o monitoramento e tomada de ação por parte dos gestores.

4. Prepare sua equipe para o uso de novos processos

Mudanças sempre demandam um período de adaptação. Por isso, é importante esclarecer a todos os colaboradores sobre os novos parâmetros de trabalho e conscientizá-los quanto à necessidade de atingir novos níveis de excelência por meio da melhoria nos processos.

Todo o mapeamento de processos e o desenvolvimento de novos processos de trabalho deve envolver e engajar a equipe, contando com a participação ativa de todos os envolvidos para a construção de processos sólidos e bem desenhados.

Dica: Como fazer uma projeção de vendas eficiente para o seu negócio?

De igual modo, o treinamento para a execução desses processos deve ocorrer regularmente, tanto para colaboradores recém contratados, quanto para aqueles que acompanharam a implantação, pois, ao longo do tempo, boas práticas acabam se perdendo.

5. Monitore resultados

Os indicadores de performance devem ser monitorados constantemente. Com o monitoramento regular, todos permanecem focados nos resultados e podem agir proativamente para a otimização de processos.

As mudanças sempre se mostram difíceis e complicadas no começo, contudo, com a abordagem correta, a otimização de processos pode se tornar o diferencial da sua companhia em relação à concorrência.

Pare de se esquecer dos compromissos financeiros da sua empresa! Clique no banner e experimente gratuitamente tudo o que o Flua pode fazer por você!

Banner - lembretes diários