A grande maioria das empresas utiliza planilhas para controlar suas contas e fluxo caixa, gerenciar o pessoal e até mesmo fazer a gestão do negócio.

Muitos empreendedores consideram as planilhas como uma ferramenta extremamente simples e bastante confiável para o gerenciamento da empresa, mas isso pode, muitas vezes, ser um equívoco.

É muito importante que os responsáveis das empresas saibam que é muito comum serem encontrados erros em controles feitos por planilhas. Esses deslizes nas contas ou dados podem prejudicar os ganhos do negócio e atrapalhar que as metas e objetivos sejam alcançados.

Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar porque não se deve confiar em planilhas na gestão financeira da sua empresa. Confira!

Não são totalmente confiáveis

Por mais que os empreendedores acreditem que as planilhas sejam seguras, é importante saber que elas não são totalmente confiáveis. Caso ocorram problemas no computador ou até mesmo na rede ou na nuvem na qual a planilha está salva, os dados podem ser perdidos, comprometendo as informações e o desempenho do negócio.

Dica: Você é um empreendedor que deixa de ganhar dinheiro tentando "economizar dinheiro"?

Outro detalhe importante sobre planilhas salvas na rede é o fato de que qualquer pessoa pode acessar e realizar modificações. Desta forma, podem ser inseridos dados errados e prejudicar o controle da empresa.

Por isso, é muito aconselhado que as empresas utilizem sistemas de gestão financeitra para o controle de dados do negócio. Os softwares modernos garantem a confiabilidade das informações e facilitam o controle dos dados.

Falta de praticidade

As planilhas, como todos sabem, só podem ser acessadas pelo computador onde estão salvas ou acessando a rede da empresa em que elas ficam armazenadas. Isso torna o seu uso pouco prático para a gestão financeira do negócio, prejudicando também a tomada de decisão rápida em situações difíceis.

Possibilidade de dados imprecisos nas planilhas

Geralmente, planilhas possuem muitas fórmulas, gráficos e até mesmo macros para automação. Tudo isso pode conter erros, fazendo com que os dados finais não sejam totalmente precisos, prejudicando o desempenho da empresa e até mesmo levando à tomada de decisões erradas.

Dificuldade de integração

Pode-se dizer que o uso de planilhas para a gestão financeira de uma empresa pode ser descartado somente pelo fato de não permitirem a integração de dados. Afinal, a planilha não permite o acesso em outras fontes de informações.

Clique no banner abaixo e comece agora a otimizar agora a gestão financeira da sua empresa!

software de gestão online Fluxo de caixa

Em softwares específicos, acontece o contrário: eles permitem cadastros de fornecedores, armazenamento de dados, preços e criação de bancos de dados, integrando todas as informações em um único lugar.

Além disso, as planilhas também não possibilitam a integração entre setores, dificultando a troca de informações e a integração de dados da empresa.

Por isso, é indicado que os empresários busquem instalar softwares de gestão financeira no negócio. Por meio de uma plataforma, é possível integrar todos os setores da empresa, permitir que os responsáveis acompanhem todas as movimentações e transações em tempo real, monitorem o fluxo de caixa e diversas outras funções.

Além disso, substituir o uso de planilhas por um softwar e pode minimizar significativamente a possibilidade de erros e a tomada de decisões erradas pela empresa. Para ajudá-lo, veja quais são as vantagens de um software de gestão financeira.

Entendeu por que não se deve confiar em planilhas para gestão da sua empresa? Caso tenha ficado alguma dúvida, não deixe de comentar abaixo, teremos o maior prazer em ajudá-lo!