Ninguém tem uma bola de cristal, mas bem que podíamos fazer pequenos esforços para entender um pouco mais sobre as nossas possibilidades, não é verdade? Não podemos adivinhar o que vai acontecer, mas ainda podemos definir caminhos, traçar metas e desconfiar de que o futuro, nem sempre, é tão imprevisível assim.

É justamente por isso que muitas empresas realizam as famosas projeções de vendas. Pode ter certeza: uma projeção de vendas bem-feita pode ser extremamente precisa. E, com esse tipo de ferramenta, você se prepara para cenários e pode se precaver ou definir o melhor momento para ser mais audacioso.

Diante disso, no post de hoje resolvemos mostrar como você pode fazer uma projeção de vendas eficiente no seu negócio. Continue lendo e confira!

Projeção baseada em experiências passadas

Você faz o acompanhamento do seu fluxo de caixa? Monitora indicadores de desempenho? Se a resposta for negativa, é melhor começar agora mesmo!

O fato é que as experiências passadas da sua empresa podem ajudá-lo bastante a entender o futuro, e o mesmo é válido para as vendas.

Ticket médio, taxa de conversão, ou os próprios resultados do fluxo de caixa, por exemplo, podem ajudá-lo a entender quais são os períodos do ano com mais movimentação, qual é a movimentação média, entre muitas outras coisas.

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Assim, você consegue uma base comparativa essencial para a projeção.

Projeção baseada no mercado

Sim, muitas informações internas podem ser obtidas por meio de indicadores de desempenho e fluxos de caixa — contudo, é claro que não podemos nos limitar a isso. Existem fatores externos que também devem ser levados em consideração na hora de realizar a sua projeção de vendas.

Estamos falando das próprias movimentações do mercado, que afetam os resultados de qualquer empresa. Índices econômicos e indicadores financeiros de instituições renomadas podem ajudá-lo a compreender melhor a situação econômica do país, o que também vai refletir nas suas projeções.

Projeção baseada na margem de contribuição

Para fechar, temos, ainda, a projeção com base na margem de contribuição. Essa margem é a quantidade de receita necessária para que se possa cobrir todas as despesas e, assim, atingir o ponto de equilíbrio. A partir dele, passamos a ter lucro na empresa.

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A ideia é calcular todos os custos com aquisição de estoques ou produção das mercadorias e, depois, imaginar quantas unidades seriam vendidas para descobrir o lucro efetivo no período.

A projeção de vendas do seu negócio, obviamente, não pode ser feita com apenas um dos métodos apresentados. O ideal é que você utilize todos os sistemas para chegar no resultado mais preciso e, assim, aumentar a segurança da sua tomada de decisão e a efetividade dos seus planos de ação.

Enfim, como vimos, uma boa projeção de vendas pode fazer toda a diferença no seu negócio, pois te ajuda a tomar decisões mais racionais e trabalhar em planos de ação com menos erros. Por isso, adote agora mesmo essa prática e torne a sua empresa ainda mais profissional!

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