Ser seu próprio patrão é um sonho para a maioria dos brasileiros. Talvez seja por isso que o Brasil figura entre os países mais empreendedores do mundo de acordo com rankings internacionais renomados, como o Global Entrepreneurship Monitor (GEM).

O grande problema é que, na contramão dessa realidade, temos também o fato de que muitas empresas fecham as portas antes de completarem 4 anos. O motivo, na maioria dos casos, é a falta de planejamento financeiro do negócio.

Tributos, previsão de receitas e despesas, capital de giro... são inúmeras as questões que precisam ser analisadas para garantir a sustentabilidade do seu negócio. Para ajudá-lo com isso, resolvemos trazer 4 dicas de finanças para o empreendedor iniciante. Confira!

Dica: Entenda o que é centro de custo e por que usar em sua empresa

1. Foque nos fluxos de caixa

O controle do fluxo de caixa é, sem dúvida, uma das funções mais importantes de um gestor de negócios. É com essa ferramenta que ele consegue monitorar, com clareza, todas as suas despesas e receitas operacionais vinculadas a determinado período, o que é fundamental para definir se a empresa possui ou não uma movimentação saudável.

Além disso, após determinado tempo de monitoramento, os fluxos de caixa também auxiliam o gestor a realizar as famosas projeções de vendas. Assim, ele pode antecipar as suas necessidades com base no histórico da empresa, apuração que pode ser ainda mais precisa se ele contar com o apoio de indicadores externos do mercado.

Fluxo de caixa

2. Estabeleça métricas e indicadores

Outro ponto muito importante durante as fases iniciais de um negócio é reconhecer a importância dos indicadores financeiros para o negócio. Essa é outra ferramenta fundamental para o monitoramento da situação da empresa, mas, infelizmente, muitos empreendedores iniciantes a ignoram.

Alguns indicadores financeiros esbarram com outros departamentos, como o ticket médio, destinado ao setor de vendas. No entanto, existem aqueles desenhados especificamente para o setor, como os indicadores de rentabilidade e os indicadores de liquidez, por exemplo.

Dica: Como (e por que) avaliar a saúde financeira da empresa?

3. Foque na gestão tributária

Infelizmente, o Brasil apresenta uma situação caótica quando o assunto são os tributos. Além de possuirmos uma carga tributária elevada, também enfrentamos uma série de problemas ligados à própria burocracia na hora de pagar os impostos e taxas. Se o gestor não se preparar, certamente poderá ficar em apuros.

Por isso, é muito importante que o empreendedor iniciante comece a sua empresa já atento a todas as questões tributárias e faça um planejamento desde as fases iniciais do negócio. É preciso escolher, por exemplo, qual será o regime de tributação e buscar maneiras efetivas para controlar e pagar toda a sua carga.

Dica: Contas a pagar e receber: 5 dicas para sua empresa ter controle das finanças

4. Conte com o suporte da tecnologia

Para simplificar todas as nossas dicas anteriores, o suporte da tecnologia é essencial. Fluxos de caixa por exemplo, pode ser facilitado se você possui um sistema de gestão financeira, otimizando seu tempo e sendo muito mais prático e eficaz que planilhas.

É só dessa forma que o empreendedor iniciante tem o controle total de toda a situação da empresa, ganhando, ainda, em agilidade na coleta de dados e na tomada de decisão. Certamente, esse é o diferencial para uma gestão mais dinâmica!

Gostou das nossas dicas? Então acesse a nossa página no Facebook e fique por dentro de muito mais novidades!

Já conhece o Flua?