Micro e pequenas empresas enfrentam desafios diários e a organização financeira é um delas. Dada a extrema importância desse fator para o bom andamento dos negócios, o empreendedor não pode descuidar. É preciso ter tudo sob controle ― entradas, pagamentos, capital de giro, entre outros ― para que dessa forma multiplique suas chances de sucesso.

Pensando nisso, elencamos 7 dicas financeiras para quem visa ter efetivo controle do seu empreendimento. Vamos a elas!

1. Adote um sistema informatizado

Utilize  ferramentas mais efetivas no controle dos processos empresariaisSistemas de gestão eficientes ampliam os recursos do gestor. Com eles, é possível ter dados importantes bastante claros, como o faturamento do seu negócio, relatórios, despesas envolvidas na produção/entrega dos produtos e/ou serviços e os lucros obtidos, além de muitas outras funcionalidades que variam em cada software de gestão.

Relatório de Lançamentos Flua

2. Separe as finanças pessoais das de sua empresa

Ao tomar o cuidado de manter um caixa exclusivamente para sua empresa, você estará assegurando a ela uma vida autônoma e um orçamento próprio. O risco de misturar contas pessoais com as da empresa pode resultar em muitos desacertos. Quando a empresa está com boa saúde financeira, o gestor pode sentir-se à vontade para fazer retiradas sem nenhuma programação, e com isso dificultar a visão exata de para onde estão indo os recursos do seu negócio.

A mistura nas contas pode causar sérios problemas e as consequências disso podem ser desastrosas. Muitos bons negócios perderam-se ao terem seus lucros esgotados para arcar com despesas que não dizem respeito à empresa.

Dica: 4 dicas para organizar as contas a pagar da sua empresa definitivamente!

3. Faça projeções com base em dados precisos 

Um fluxo de caixa organizado e preenchido corretamente, permite que você tenha informações atualizadas sobre a situação financeira da sua empresa, e desta forma você pode utilizá-la como ferramenta estratégica, mantendo o controle financeiro da sua empresa e podendo realizar um planejamento eficaz além de maiores investimentos, com base em dados precisos.

Fluxo de caixa Flua

4. Tenha certeza de que as contas fecham

É necessário que as contas a pagar e receber estejam sempre em ordem para que no final do mês o fechamento seja correto. Um software de gestão financeira como o Flua, pode te auxiliar nesse processo.

Entre as funcionalidades do sistema, você pode gerar relatórios simples e precisos, que te darão uma visão clara de suas finanças. O Flua possibilita que você compare períodos, faça previsões futuras, busque receitas e despesas por categoriase muito mais.

Gráfico Flua

5. Mantenha seu capital de giro

A ilusão de que tudo aquilo que fica na conta bancária, depois de pagas as despesas é lucro, é um engano comum. O MEI que tiver essa visão corre risco de deixar de honrar com os compromissos de sua empresa.

Depois de todas as despesas pagas, o que fica em caixa precisa virar capital de giro para manter a competitividade do negócio, oferecendo bons prazos para seus clientes pagarem por seus produtos/serviços, ter condições de fazer compras vantajosas, cobrir eventuais despesas extras que costumam surgir no cotidiano de toda empresa e não precisar apelar para empréstimos bancários. Contrair dívidas e ter que pagar juros, é ver o lucro reduzir!

Dica: Entenda como um software de gestão financeira pode otimizar processos na sua empresa

6. Reinvista sempre

Seguir essa dica financeira é primordial para não ver o seu negócio defasado em relação aos concorrentes. Além de contar com a segurança de ter capital de giro, é fundamental investir uma parte dos recursos da sua empresa em renovações que mantenham sua competitividade. O mercado é cada dia mais exigente, pense nisso!

7. Apareça!

Incluir no seu plano de negócios uma boa estratégia de marketing é fundamental. Por isso, destine um orçamento ― de acordo com a realidade do seu negócio ― para garantir visibilidade à sua empresa. Há sempre uma maneira de alcançar mais pessoas e conquistar novos clientes. Descubra a mais compatível com o perfil da sua empresa e coloque em prática.

Seguindo essas dicas financeiras, o MEI estará definindo um caminho seguro para sua empresa. Com organização e otimização de processos, é possível estabelecer ações práticas ― e compensadoras ― para atingir o nível de desenvolvimento que se pretende alcançar e contornar situações que, sem os devidos cuidados, podem comprometer seu empreendimento.

Esperamos que nossas 7 valiosas dicas sejam úteis no dia a dia da sua empresa!

Quer conhecer todas as funcionalidades do sistema Flua e tudo o que ele pode fazer pelas finanças da sua empresa? Então clique no banner e teste grátis por 7 dias!

O jeito fácil e prático de administrar as finanças da sua empresa