O gestor que quer enxergar com máxima clareza as finanças da sua empresa precisa conhecer a importância do fluxo de caixa. Essa ferramenta permitirá a ele conhecer a fundo aspectos relevantes à saúde do seu negócio, estando, portanto, diretamente ligada ao sucesso que ele terá.

O que é o fluxo de caixa

Ele representa um instrumento de controle cujo objetivo é apoiar o gestor na tomada de decisões sobre a situação financeira da empresa. Isso, por meio do registro das movimentações financeiras do negócio, ou seja, das entradas e as saídas de dinheiro em determinado período.

Dica: saiba mais sobre fluxo de caixa!

Para que serve o fluxo de caixa

Sua produção vai muito além de simplesmente alimentar planilhas: ela proporciona respostas sobre o estágio atual das finanças da empresa. E seus resultados tornam viável tomar decisões e definir estratégias para o curto, médio e longo prazo do negócio.

Isso, em função do Fluxo apresentar os números correspondentes a custos e receitas, lançados de tal maneira que permitem uma análise detalhada. Feito corretamente, possibilita ao administrador uma sadia gestão do seu empreendimento.

Tipos de fluxo de caixa

  • Fluxo de caixa realizado: seu foco é mostrar  o movimento de entradas e saídas dos recursos financeiros em um determinado período da vida da empresa.
  • Fluxo de caixa projetado: ele resulta da integração das contas a receber com as contas a pagar. Seu objetivo é a identificação de faltas e excessos de caixa, o conhecimento de quando ocorrerão, por quanto tempo e quais serão seus valores.

O primeiro tipo de Fluxo tem papel essencial na produção do segundo: isso, porque o comportamento das finanças da empresa – nele registrado – servirá de base para a projeção das entradas e saídas futuras.

Dica: aprenda mais sobre Fluxo de Caixa Projetado através do artigo: 
Fluxo de caixa projetado: o que é e como fazer.

Importância do fluxo de caixa

Manter a empresa em uma situação permanente de liquidez só é possível quando se dá a devida atenção ao equilíbrio entre as suas despesas e os lucros por ela obtidos. Assim, o fluxo de caixa é uma ferramenta indispensável, visto que ele agrupa informações capazes de servirem de subsídios para tomada de decisões.

Fazê-lo, permite:

  1. Transformar os dados financeiros em indicadores da situação da empresa;
  2. Avaliar se é viável conceder crédito e descontos aos clientes;
  3. Analisar antecipadamente a necessidade de obtenção de crédito para a empresa;
  4. Enxergar a disponibilidade financeira do negócio para realizar investimentos em renovações, adequações, composição de estoques – ou outras ações identificadas como necessárias.

Quando o fluxo de caixa é deixado de lado

gestor abrirá mão de uma poderosa ferramenta para a execução de atividades empresariais, ao fazer sua administração sem contar com a visão decorrente de realizar o fluxo de caixa.

Isso implicará em ter que trabalhar com dados confusos e imprecisos, o que afetará negativamente o desempenho presente e futuro do seu empreendimento.

Certamente o grande erro será tomar decisões sem uma visão clara do fluxo de caixa projetado, podendo assumir compromissos que não poderão ser honrados.

Dica: conheça erros que você não pode cometer na sua gestão de caixa.

Agora que você está mais informado sobre a importância do fluxo de caixa para a vida da sua empresa, guarde também a seguinte dica: adote um software de gestão financeira para te auxiliar a ter ampla visão das finanças da sua empresa. Fazer isso é poder decidir mais seguramente os rumos do seu crescimento, e anteceder as soluções para os problemas que coloquem em risco o seu sucesso.

Assine nossa newsletter, e receba notícias sobre empreendedorismo que farão diferença no dia a dia do seu negócio!