Planejar estratégias eficientes e saber como aumentar a produtividade da equipe é um dos maiores desafios enfrentados por empreendedores e líderes de empresas. Para alcançá-lo, é preciso combinar um bom planejamento e um foco bem definido. Afinal, para atender a uma demanda de clientes cada vez mais exigentes e garantir a entrega eficiente dos melhores produtos e serviços, é fundamental investir em produtividade.

Se você precisa melhorar os processos da sua equipe, confira as 4 dicas indispensáveis que separamos para você:

Como aumentar a produtividade da sua equipe?

Boas práticas e incentivos podem fazer muita diferença na hora de trabalhar a produtividade, permitindo alcançar – e até ultrapassar – os objetivos corporativos traçados. Mas o que de fato pode aumentar a produtividade da sua equipe? Confira abaixo um passo a passo para começar a fazer isso agora:

Dica: Otimização de processos: por que você deve pensar nisso agora mesmo!

1. Controle o tempo de descanso e de trabalho efetivo

É importante ter em mente que um colaborador produtivo não é aquele que passa oito horas de sua jornada de trabalho realizando tarefas, trabalhando no horário de almoço ou levando serviço para casa. O que deve ser mensurado nessa etapa é o tempo efetivo que a sua equipe passa realizando atividades dentro do seu horário de trabalho.

O mais recomendado é incentivar descansos de 5 a 10 minutos a cada 1 hora e meia de trabalho. Os intervalos são capazes de aliviar o estresse e recarregar as baterias para a realização das tarefas diárias, o que garante a total atenção dos funcionários e a qualidade dos resultados entregues.

2. Organize as tarefas com eficiência

É importante planejar a execução das tarefas mais importantes no horário mais produtivo da sua equipe, garantindo que elas sejam realizadas com o máximo de eficiência. Mas atenção: cada um tem seu próprio horário de mais produtividade, então converse com os membros da sua equipe e descubra quando cada membro apresenta melhor rendimento ou preferência para os encargos.

Delegar tarefas de acordo com a rotina da empresa, os horários disponíveis e a urgência de cada serviço também é fundamental. Dessa forma, a equipe saberá o que realmente é mais relevante e o que deve ser feito com mais rapidez, deixando responsabilidades menos importantes para momentos de menor rendimento.

Dica: Organização financeira para MEI: 5 dicas que valem ouro!

3. Monitore o tempo gasto nas redes sociais

As redes sociais e a Internet em geral podem trazer vários benefícios para uma empresa. Mas, quando usadas em excesso, também podem atrapalhar a produtividade de seus colaboradores.

Olhar as redes sociais e os e-mails durante o intervalo é uma forma de aliviar o estresse, o que pode deixar a equipe mais relaxada para a realização das tarefas. Porém, quando a “olhadinha” passa a ser a todo momento e ultrapassa os intervalos, o funcionário pode se distrair e não focar nos seus deveres, prejudicando o rendimento da empresa.

O ideal é não proibir, mas incentivar que o uso das redes sociais seja feito somente em horário predeterminado.

4. Motive a sua equipe

Aumentar a produtividade requer que a sua equipe esteja motivada para a realização das tarefas. Existem diversas ações de incentivos que podem ser feitas para que o colaborador, de forma individual, ou a equipe que se destacar em um determinado período sejam recompensados. Por exemplo:

  • Premiações em dinheiro;
  • Bônus como viagens ou atrativos semelhantes;
  • Ações que estimulem a competitividade saudável, como reconhecimento dos melhores do mês;
  • Jantares para comemoração de resultados.

Além disso, oferecer um ambiente de trabalho mais descontraído, permitindo que todos os colaboradores possam interagir, é ainda uma ótima maneira de incentivar a sua equipe a aumentar a produtividade. Com ações focadas e um bom planejamento, é possível garantir colaboradores mais motivados e engajados com os melhores resultados para a empresa!

Gostou das nossas dicas de como aumentar a produtividade de sua equipe? Então não deixe de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades sobre o universo corporativo!