A redução de custos é essencial para que uma empresa possa se manter competitiva no mercado — seja aumentando a lucratividade ou reduzindo os preços dos produtos e serviços. Em tempos de crise, essas ações são indispensáveis, visto que, nessas épocas, o volume de vendas diminui inevitavelmente.

A seguir, vamos oferecer algumas dicas que ajudam a reduzir custos e que, ao mesmo tempo, são simples de colocar em prática. Confira!

Analise os custos

Quando o gestor se depara com uma situação em que é necessário reduzir gastos, não é aconselhável cortar os custos de forma aleatória. É preciso planejar e identificar o que pode ser reduzido ou eliminado e quais são os possíveis impactos dessa ação. Caso contrário, corre-se o risco de diminuir a qualidade oferecida e causar insatisfação aos clientes, por exemplo.

Sendo assim, o ideal é listar todos os gastos que a empresa possui e fazer um ranking apontando os que possuem maior participação sobre o lucro, sua importância e o impacto gerado caso ele seja reduzido ou eliminado. Dessa forma fica mais fácil saber por onde começar e o que não deve ser feito.

Promova a economia de papel

O desperdício de papel, por não ser mensurado nas empresas, acaba tendo uma grande participação nos gastos. Ao criar campanhas de conscientização e promover a economia, a redução de gastos com esses materiais pode ser considerável.

Portanto, vale orientar a equipe a imprimir somente os documentos que forem realmente necessários, utilizar folhas de rascunhos (com impressões que não serão mais utilizadas) para anotações, evitar imprimir e-mails, entre outras coisas.

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Conscientize a equipe sobre o consumo de energia

O gasto com energia elétrica também pode ser reduzido mensalmente, caso a equipe seja conscientizada a respeito de algumas atitudes simples que podem ser tomadas. Desligar os computadores, as luzes e o ar-condicionado ao final do expediente ou desligar o monitor enquanto não estiver na mesa são algumas das atitudes que ajudam a reduzir esse tipo de custo.

Avalie a adoção de pacotes de telefonia e internet

Analise o padrão de consumo de telefone e internet na sua empresa por um tempo e veja a possibilidade de negociar pacotes que se encaixem melhor às suas necessidades. Além de pagar apenas pelo que consome, é possível negociar valores bem atrativos com as operadoras.

Além disso, fazer análises e divulgar os relatórios com o consumo individual pode ajudar os colaboradores a entender a importância da economia e como suas atitudes são importantes para a empresa.

Renegocie com fornecedores

Chame os fornecedores para uma reunião e negocie a possibilidade de descontos ou melhores condições de pagamento. Até mesmo pequenos abatimentos de preço podem contribuir bastante em um determinado período.

Caso eles não estejam dispostos a oferecer nenhum benefício, considere abrir cotações com outras empresas, aumentando o poder de barganha. Só é preciso tomar o cuidado de garantir que os prazos e a qualidade dos produtos não sejam afetados, ou os seus resultados podem acabar sendo prejudicados em decorrência disso.

Como podemos ver, é possível adotar algumas ações para reduzir gastos sem que, necessariamente, seja preciso demitir os funcionários — atitude que, além de gerar custos com a rescisão, aumenta os gastos futuramente, quando houve necessidade de reestruturar o quadro.

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