O planejamento financeiro é essencial para a permanência e o crescimento de toda empresa no mercado. Então, conhecer os principais erros no controle financeiro é realmente importante. Assim, torna-se possível agir preventivamente.

São muitas as possibilidades. No entanto, os problemas mais comuns estão ligados à falta de conhecimento do Markup, pouco controle do fluxo de caixa ou dos prazos de vencimento dos boletos. É preciso estar atento!

Quando há um bom planejamento, por outro lado, evita-se erros no controle financeiro, o que facilita o sucesso empresarial. Quer entender mais do assunto? Então continue lendo nosso artigo. Boa leitura!

1. Dar pouca atenção à administração de preços

A falta de conhecimento acerca da formação e administração de preços é um grande problema. Muitos gestores nem mesmo entendem o conceito de Markup, o que impede a correta precificação dos bens e serviços comercializados.

O preço de um produto deve ser suficiente para pagar todos os custos, despesas, impostos e ainda gerar a margem de lucro desejada. Na prática, porém, esses fatores nem sempre são considerados, resultando em margens baixíssimas.

Dica: Como calcular o lucro de uma pequena empresa?

2. Não controlar adequadamente o fluxo de caixa

Esse é um dos erros mais perigosos. Grosso modo, o fluxo de caixa consiste no controle das entradas e saídas financeiras da empresa. Quando ele não é feito, pode ocasionar pouca previsibilidade ao negócio, bem como perdas financeiras.

Esse controle pode ser feito no Excel, porém, o mais indicado é contar com um sistema para gestão financeira. Ele permite que as contas a pagar e a receber sejam atualizadas em tempo real, além de gerar relatórios financeiros completos.

3. Acompanhar de forma precária os indicadores

Existem muitos indicadores relacionados à área financeira que devem ser monitorados na empresa. Eles permitem uma visão mais sistêmica do negócio, dos resultados comerciais e da própria saúde financeira do estabelecimento.

Por essa razão, a falta de acompanhamento de indicadores como percentual de lucratividade, nível de liquidez e rentabilidade, por exemplo, é considerada um grande erro no controle financeiro. É preciso monitorar continuamente os resultados.

4. Ignorar pequenas despesas e gastos

Há uma grande diferença entre custos, despesas e gastos. O primeiro item está ligado à produção do bem ou serviço, mas os outros não. É aí que está o problema. Muitos gestores não fazem o adequado controle das despesas e gastos do negócio.

Dica: Como implantar um centro de custos na sua empresa?

É preciso lembrar que cada centavo conta no orçamento empresarial, bem como impacta no lucro. Por essa razão, não considerar pequenas despesas ou gastos pode ser um grande problema, colocando o negócio no caminho para o insucesso.

5. Deixar de estabelecer metas de melhoria

Ainda é importante considerar a criação de metas para a área financeira, o que nem sempre é feito pelos gestores. A falta de metas claras faz com que qualquer resultado positivo pareça suficiente, o que não é verdade.

Boas metas seguem um padrão conhecido como SMART e são: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo muito bem definido. Dessa maneira, permitem o progresso da empresa e dos resultados financeiros.

Esses são alguns dos principais erros no controle financeiro que não devem ser cometidos. Para tanto, é indispensável contar com um bom sistema de gestão financeira, que facilite as operações, o controle e a melhoria dos resultados.

Por falar em sistema de gestão financeira, você já conhece o Flua? Clique no banner e faça um teste gratuito!

Banner-Contas a pagar e receber atualizadas em tempo real