Um dos principais objetivos de uma empresa é garantir sua eficiência, e isso significa fazer mais com menos recursos.

As organizações estão sempre buscando a minimização de seus custos operacionais, seja por intermédio do aprimoramento dos procedimentos operacionais e administrativos, seja por meio da redução da carga tributária. Também conhecida como estratégia de elisão fiscal, essa é a forma legal de reduzir os tributos da empresa.

Além do planejamento, outras iniciativas auxiliam no objetivo de se reduzir os tributos da empresa de forma regular. Basta mover esforços numa análise cautelosa e seguir os passos certos.

Dica: Como calcular o lucro de uma pequena empresa?

Ficou interessado e quer saber mais sobre como reduzir os tributos da empresa? Então confira o post de hoje!

Faça um planejamento tributário

Quando feito de forma adequada, um planejamento tributário viabiliza que a empresa encontre as melhores formas de desempenhar suas atividades ao longo dos anos.

O ideal é que se defina também a regularidade com que deve ser feito esse planejamento. Em geral, adotar um planejamento tributário anual é a melhor forma de lidar com a tributação.

Somente depois dessa análise minuciosa é possível decidir qual é a melhor opção de carga tributária para o negócio.

Entenda os regimes de tributação

É preciso que se conheça bem qual o enquadramento da empresa, objetivando reduzir os tributos em consonância com as suas atividades e os regimes de tributação aos quais se adéqua:

Simples Nacional

Esse regime é ideal para os empresários com altas ou médias margens de lucro e custos baixos, basicamente, empresas que possuem o consumidor como alvo final. Todavia, é preciso se atentar a uma infinidade de regras de enquadramento nessa categoria.

Lucro presumido

O lucro presumido é um regime compatível com organizações que possuem as margens reduzidas de lucro, folha de pagamento de valor baixo e despesas operacionais pequenas.

Lucro real

A modalidade lucro real é conveniente para as grandes empresas, com as margens de lucro reduzidos, folha de pagamento pouco onerosa e despesas altas, tais como gastos com fretes, consumo de energia elétrica, gastos com locações, sem influência direta do consumidor nessas despesas.

Dica: Afinal, qual é a diferença entre lucro real e lucro presumido?

Não negligencie a contratação de um contador

Alguns pequenos empresários acreditam que abrir mão dos trabalhos de um contador ou de escritório de contabilidade contribui para uma maior economia, todavia, o que acontece é justamente o contrário.

Deixar de contar com um profissional especializado para lidar com a parte burocrática do negócio faz com que o micro empresário desvie o foco da gestão e fique demasiadamente sobrecarregado.

Contar com apoio especializado na contabilidade só ajuda a empresa a reduzir custos, não só por meio da escolha de um melhor regime tributário, mas também pela apuração do balanço financeiro da empresa, que passa a ser sempre analisado.

O que se deve ter em mente é que não é preciso burlar a lei para conquistar benefícios do ponto de vista fiscal. Inclusive, a própria legislação oferece alternativas para que as empresas sejam capazes de lidar melhor com os impostos e, dessa forma, garantir seu crescimento.

Em síntese, o ideal é buscar construir uma estratégia de gestão financeira para que se possa reduzir os tributos da empresa. Isso, além de aliviar o peso da carga tributária, viabiliza que investimentos sejam aplicados em outros setores do negócio.

Tenha um software de gestão financeira para auxiliar no planejamento financeiro da sua empresa. Clique no banner abaixo e conheça o Flua

Conheça o Flua! 

Agora que você já sabe como reduzir os tributos da empresa, confira o nosso post sobre como se tornar um MEI e saia da informalidade!