De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 6 em cada 10 empresas no país fecham as portas antes mesmo de completarem o seu 5º ano de existência. Quer saber o motivo? Muitos especialistas apontam que a falta de um controle efetivo das finanças do negócio é a principal causa para a mortalidade precoce dos negócios em nosso país.

Se você quer passar bem longe dessas estatísticas, então é importante considerar algumas estratégias para garantir o máximo de eficiência no controle financeiro da empresa. Nesse sentido, a tecnologia certamente assume um papel de protagonismo.

Ainda não está convencido disso? Então confira no post a seguir como as soluções tecnológicas podem melhorar o controle financeiro do seu negócio!

Otimização do tempo

O primeiro grande benefício que a tecnologia pode trazer para o controle financeiro da empresa é a otimização do tempo. Isso acontece porque as inúmeras tarefas burocráticas passarão a ser automatizadas e, com isso, é possível definir com as prioridades com mais clareza e, portanto, dar mais atenção para as tarefas de alto valor agregado.

Com isso, aquela situação em que as tarefas simples parecem a coisa mais importante do mundo é evitada. É possível, de fato, focar em atividades estratégicas, como o planejamento, o monitoramento e a elaboração e execução de planos de ação.

Dica: Contas a pagar e receber: 5 dicas para sua empresa ter controle das finanças

Gestão de dados

Outro grande benefício da tecnologia é a gestão de dados financeiros. Os sistemas disponíveis no mercado permitem que o gestor integre todas as informações da organização no sistema e, com isso, garante mais harmonia e coesão entre os departamentos, já que todos trabalharão tomando como base o mesmo ponto de partida.

Além disso, a própria gestão da empresa se beneficia com os sistemas, uma vez que poderá tomar decisões com base em informações concretas, e não em cima de meros “achismos”. Afinal, os dados estarão disponíveis prontamente.

Precisão das informações

Muitas vezes a gestão toma como base informações irreais sobre o seu negócio, fruto de erros em processos manuais. Isso influencia diretamente as escolhas feitas pelo gestor e pode trazer consequências gravíssimas.

Com a tecnologia, podemos diminuir os erros e melhorar a precisão das informações. Além disso, é possível fazer, ainda, o controle de acesso dos dados do negócio, o que é fundamental para manter todas as informações estratégicas restritas à gestão.

Comece agora seu controle financeiro de maneira eficiente! Clique no banner abaixo:

Software de gestão online - já conhece o flua?

Controle financeiro

É claro que, para concluir o nosso material, temos que falar sobre o controle financeiro. Com os sistemas atuais, você consegue acompanhar investimentos, monitorar os fluxos de caixa e fazer a gestão correta das despesas da empresa. Com isso, consegue de fato fazer o monitoramento de todas as finanças da empresa.

A tecnologia é indispensável para se realizar um bom controle financeiro da empresa. Prova disso é que esse tipo de solução é usado tanto pelos pequenos negócios quanto pelas multinacionais. É claro que a sua empresa não pode fazer diferente.

Entendeu os benefícios da tecnologia para a sua empresa e está pronto para experimentá-los na prática? Então conheças as nossas soluções na área e entre em contato com a gente!