O desempenho econômico é um ponto crítico para todo negócio, em especial para as Pequenas e Médias Empresas (PME). Não há muito dinheiro no caixa para errar, então, é preciso ter atenção. Mas, afinal, quais fatores indicam a saúde financeira de uma PME?

Na verdade, muitos! A baixa liquidez do negócio, o fluxo de caixa irregular e o excesso de dívidas são só alguns exemplos. Diante disso, é preciso que o gestor ou empresário fique atento a esses pontos e atue de modo estratégico, para administrá-los com eficácia. E, para esse fim, um software de gestão financeira pode ser uma ótima ferramenta.

No post de hoje, você vai conhecer os 5 principais fatores par ficar alerta na saúde financeira de uma PME. Então, leia com atenção aos próximos tópicos!

1. Liquidez do negócio

A liquidez indica a capacidade da empresa de honrar com todas as suas dívidas e se manter ativa. Quando um negócio tem mais contas a pagar do que recebíveis, isso significa que ele também tem baixa liquidez.

Dica: Entenda o que é Payback e saiba como calcular

Seu cálculo é muito simples. Basta relacionar tudo o que se tem a receber no curto prazo pelo que se tem a pagar no mesmo período — se o resultado final for 1, ou mais, há equilíbrio. Confira a fórmula e a explicação mais detalhada abaixo:

Liquidez = ativo circulante (recebíveis) / passivo circulante (pagáveis)

Agora confira abaixo o significado do resultado que você irá encontrar.

Resultado maior que 1

Diagnóstico: sua saúde financeira é saudável, tem recursos sobrando para investir, por exemplo. Seu estado é:

Excelente!

Resultado igual a 1

Diagnóstico: sua saúde financeira está "zerada". Ou seja, tudo o que você recebe é usado para pagar contas. É interessante encontrar meios de fazer sobrar mais dinheiro para ter uma saúde financeira mais confortável. Seu estado é:

Ok

Resultado menor que 1

Diagnóstico: sua saúde financeira está afetada. Seu negócio está doente e precisa urgentemente de uma solução para recuperar suas forças. Seu estado é:

Assustadora

Dica: Para realizar esses cálculos é essencial ter uma visão clara da situação financeira da sua empresa. Por isso, um gerenciador financeiro empresarial é o seu melhor amigo nessa tarefa!

2. Fluxo de caixa irregular

O fluxo de caixa representa todas as entradas e saídas em certo período, permitindo que o gestor financeiro tenha uma noção da performance do negócio. O ideal é ter um fluxo regular e progressivo, nunca um irregular e decadente. Logo, a segunda dica é: mantenha o foco no seu fluxo de caixa.

Quer asssumir o controle do seu fluxo de caixa? Clique no banner e baixe nossa planilha!

Planilha de Fluxo de caixa - Baixe gratuitamente

Avalie como as entradas e saídas comportam-se mês a mês. Se houve um acréscimo ou decréscimo exponencial, tente identificar o motivo por trás dele e criar estratégias para aproveitá-lo ou neutralizá-lo!

3. Atraso no pagamento

Seus pagamentos costumam estar em dia? Essa pergunta pode soar rude, mas é muito importante fazê-la. Atrasos sinalizam ineficiência financeira, além do acréscimo de juros e o descrédito com fornecedores.

Economize dinheiro evitando pagar juros! Faça um teste gratuito do Flua e seja avisado de suas contas!

Lembretes diários para não esquecer das contas

Se você está atrasando regularmente suas dívidas, é sinal de que o fluxo de caixa não vai bem. Então, fique “de olho” nas contas a pagar!

4. Falta de controle do estoque

Estoque é dinheiro! Se você não tem controle do estoque ou está perdendo produtos, tenha certeza de que isso vai refletir sobre o desempenho econômico no curto prazo. Portanto, veja a falta de controle de estoque como um péssimo indicador de saúde financeira.

Caso o seu estoque ainda seja pequeno e não precise de um sistema de ponta para controlá-lo, identifique métodos que ajudem no monitoramento. O Kanban é um ótimo exemplo: ele classifica o estoque (se está abastecido, ou não) com o auxílio de cartões coloridos.

5. Faturamento abaixo do esperado

Mesmo quem não tenha um dos melhores controles financeiros, se você já empreende há algum tempo, sabe qual é a média de faturamento mensal. Caso essa média esteja abaixo do esperado, esse é um sinal ruim e que deve ser analisado mais a fundo.

O que tem ocasionado o baixo desempenho? Quais medidas devem ser adotadas para mudar isso? Observe com cautela a situação para não entrar em uma bola de neve.

Dica: Centro de custos e centro de resultados: você sabe a diferença?

Enfim, agora você está por dentro do tema! Como pôde observar, há uma série de fatores que revelam a saúde financeira de uma PME. Você deve considerá-los sempre que possível — assim como criar estratégias para aumentar o faturamento e reduzir custos. Sem dúvida, esse é o melhor caminho para aumentar o lucro e a rentabilidade do negócio!

Então, gostou do nosso artigo? Esperamos que sim! Confira outros artigos abaixo e aprofunde seu conhecimento sobre assuntos ligados à gestão de uma PME!