Lidar com a atividade empresarial não é tarefa fácil, ainda mais para quem não tem experiência no assunto. São diversas situações que o pequeno empreendedor precisa encarar no dia a dia e que exigem cuidado — em especial, no setor contábil.

O Brasil é reconhecido por ter uma das maiores cargas tributárias do mundo, o que agrava o quadro. Ou seja, se você cometer erros de contabilidade, terá que lidar com maiores tributos, o que poderá comprometer o futuro da sua empresa. Por isso, continue a leitura e saiba agora mesmo quais são os erros que você não pode cometer na gestão contábil!

1. Não fazer um planejamento tributário adequado

Planejar é sempre o melhor caminho para realizar corretamente qualquer ação.

Quando você realiza um planejamento tributário, garante a realização de procedimentos capazes de minimizar os impactos dos tributos. Ou seja, você atua antes da incidência do fato gerador e garante meios para reduzir gastos.

Conheça nossa planilha e tenha um controle facilitado sobre os custos dos seus funcionários!

Banner - Planilha de cálculo de custos de funcionários

Não ter um planejamento tributário adequado deixa sua empresa vulnerável a erros e, pior, impede que ela se beneficie de possibilidades garantidas por lei, como os incentivos fiscais.

2. Misturar finanças pessoais com empresariais

Não cometa o erro de mascarar os resultados da sua empresa. Para que ela cresça de maneira ordenada e sem sustos, é preciso que toda movimentação seja rigorosamente identificada. Assim você tem parâmetros para avaliar se vale a pena fazer novos investimentos ou não.

É comum ver pequenos empresários misturarem as contas, fazendo uso pessoal dos rendimentos da empresa ou até mesmo usando suas próprias contas para cobrir meses em que a atividade profissional não foi tão bem.

Dica: 4 práticas para organizar o setor financeiro de uma empresa

Isso representa um erro, pois faz com que a companhia não tenha capital de giro para manter seu fluxo de caixa em dia.

Uma solução é criar uma conta empresarial para a empresa e manter seus lucros separados da sua conta pessoal. Estabeleça um pró-labore para você (e para os sócios, caso os tenha), para que seus rendimentos não prejudiquem a saúde financeira da organização.

3. Não ter uma política para o controle das notas fiscais

Caso a sua empresa não tenha uma gestão de notas fiscais eficiente, você poderá arcar com problemas como penalizações diante de órgãos responsáveis pela fiscalização.

É preciso ter a devida disciplina para evitar que a simples prestação de contas se torne um problema para a sua empresa.

Dica: 7 dicas para não pagar mais juros!

Práticas como a organização dos documentos por categorias (considerando clientes e produtos), o armazenamento em nuvem de arquivos eletrônicos e a adoção de rotinas de controle desse tipo de documento são recomendadas.

4. Não usar as ferramentas certas para a empresa

É alto o número de erros contábeis ocasionados em função de uma gestão financeira pouco eficiente. Os exemplos citados acima são somente alguns deles. Nesse sentido, o uso de um sistema desenvolvido com foco na gestão financeira é fundamental.

Um software específico apresenta benefícios como uma melhor gestão online das atividades financeiras da empresa, lembretes diários para ajudar você a se organizar em função das entradas e das saídas futuras e gráficos com informações relevantes para facilitar sua tomada de decisão.

Que tal experimentar gratuitamente tudo o que um Software de Gestão Online pode fazer por você? Clique no banner e conheça o Flua!

Software de gestão online - Fluxo de Caixa