Pequenos e médios empreendedores enfrentam diferentes desafios todos os dias. Um dos mais recorrentes diz respeito à tomada de decisões estratégicas ligadas às finanças. Afinal, nem todos os donos de loja são especialistas em processos contábeis ou podem bancar uma equipe para o setor. Por isso, vale a pena contar com a tecnologia como aliada.

Neste post selecionamos algumas informações sobre como a utilização de gráficos contábeis podem ajudar você nessa missão. Confira!

Utilize a fonte certa para gráficos

Gráficos contábeis são um recurso de bons softwares de gestão financeira — serviços via web utilizados para o registro e análise de dados contábeis, como o fluxo de caixa. Ou seja, você alimenta o sistema via browser da internet e o próprio programa gera gráficos de fácil leitura.

Utilizar um bom sistema financeiro é essencial para garantir a qualidade e a confiabilidade dos dados. Dessa forma as decisões tomadas após a análise do gráfico sempre serão respaldadas por números reais do seu negócio, de maneira descomplicada.

Comece agora seu controle financeiro de maneira eficiente! Clique no banner abaixo:

Software de gestão online - Já conhece o Flua?

Conheça os tipos de análise de decisões

Basicamente existem 4 tipos de análise de decisões:

Análise programada

É a análise de rotina utilizada para averiguar se a empresa vem funcionando nos níveis adequados.

Análise não-programada

Utilizada quando é preciso lidar com imprevistos ou novidades, como a mudança da legislação tributária.

Análise estratégica

É realizada para basear decisões que afetarão a empresa em médio ou longo prazo, como a mudança do regime tributário da empresa.

Análise operacional

É o ponto de encontro entre as análises programada e estratégica. Aqui são tomadas decisões que afetam a rotina, mas guiadas para o efeito cumulativo de longo prazo.

A análise de gráficos contábeis é útil nos quatro tipos de análises, já que eles dão aos gestores informações de fácil leitura e passíveis de simulações, como falaremos adiante.

Dica:  Entenda como um gerenciador financeiro aumenta a produtividade da sua empresa!

Crie diversos cenários futuros possíveis

Muitos pequenos e médios empreendedores têm dificuldade de prever cenários futuros de forma eficaz. A análise das movimentações do passado e do presente da empresa, no entanto, é o que dá a base necessária para esse tipo de previsão.

Com um software financeiro sua empresa consegue entender todo o histórico de negócios, como a flutuação no fluxo de caixa em meses específicos ou o impacto causado pelo lançamento de um novo produto.

Para que isso fique claro, vamos a um exemplo simples: sua empresa visualiza nos gráficos que as vendas sobem cerca de 20% nos meses de novembro e dezembro por conta do Natal. Ela pode, então, tomar ações estratégicas para se preparar para esse crescimento com antecipação, como a compra junto aos fornecedores.

Utilize métricas e metas

Você já deve ter ouvido falar sobre a importância de utilizar índices e métricas de performance para entender o próprio negócio a fundo. O problema é que o uso de números brutos pode ser complicado e demorado.

Ao contar com a ajuda de um software que traduz esses dados em tabelas e gráficos, a tomada de decisões fica bastante simplificada: é possível analisar uma grande quantidade de informações em uma única peça, modificar alguns índices para simular cenários e ainda compartilhar informações com os demais gestores da empresa.

Afinal, softwares financeiros podem ser acessados pela web e suas informações são sincronizadas automaticamente. Assim, sempre que for realizado um acesso autorizado por algum gestor, ele estará lidando com dados atualizados.

Clique no banner abaixo e comece a usar agora um software de gestão financeira online!

Quer saber mais sobre como gráficos contábeis de sistemas financeiros impactam positivamente na gestão do negócio? Então faça um teste gratuito da plataforma Flua agora!