Se tornar um microempreendedor individual, o MEI, é um jeito simplificado de conseguir abrir a sua empresa, desde que se enquadre nessa categoria de empresário. Mesmo que a tributação seja mais baixa, bem como a burocracia que envolve a criação e a manutenção de um negócio, isso não significa, entretanto, que exija menos empenho.

Na realidade, todas as questões presentes nas grandes empresas acompanham o MEI, embora em proporções menores. Por isso, vale a pena estar atento aos principais 5 erros que todo MEI deve evitar. Eles estão listados a seguir e, posteriormente, você pode saber mais sobre cada um deles.

  1. Não fazer um planejamento estratégico
  2. Não separar as finanças pessoais e da empresa
  3. Não acompanhar as mudanças legais 
  4. Não investir em marketing digital
  5. Não investir em tecnologia

Acompanhe os tópicos seguintes e saiba como interpretar cada um desses erros!

1. Não fazer um planejamento estratégico 

Engana-se quem pensa que por ser microempreendedor individual não tenha que fazer um planejamento estratégico para o seu negócio. Mesmo quem se enquadra nessa categoria deve seguir a receita de sucesso se quiser vender bem o seu produto ou serviço. E isso significa conhecer muito bem o seu público-alvo e criar maneiras de atrai-lo e conquistá-lo.

Dica: Você sabe diferenciar microempresa e MEI?

Para tanto, é preciso definir ações de marketing, sabendo onde e como oferecer a sua mercadoria, conhecer o mercado de atuação, os concorrentes diretos e indiretos, bem como saber quando é necessário adaptar o seu produto. Tudo isso exige pesquisa e acompanhamento do seu nicho de mercado.

2. Não separar as finanças pessoais e da empresa

Esse é um erro que mesmo grandes empresários podem cometer, mas quando se trata de um MEI as chances são maiores ainda. Mesmo quando se tem um pequeno negócio, não se pode tratar das suas finanças pessoais e do dinheiro da sua empresa como se fosse uma coisa só. Desse modo, é preciso usar o dinheiro do negócio exclusivamente para a empresa mantendo o controle financeiro alinhado.

Uma forma de fazer essa separação é destinando um salário ou pró-labore para você e o restante deve ser investido no empreendimento, em melhorias e crescimento ou mesmo ser guardando para posterior uso. Se isso não é feito você pode acabar gastando para uso pessoal mais do que deveria, desfalcando o seu negócio

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3. Não acompanhar as mudanças legais 

Mesmo que simplificada a tributação e burocracia que envolve a criação e manutenção de um negócio enquadrado como MEI, é preciso entender que até essa categoria empresarial sofre com as mudanças fiscais promovidas pelo governo. Já que o pagamento de impostos no Brasil é complexo, com frequência, as regras mudam e, por isso, pode ser necessário contratar um contador. Esse profissional pode ajudar em muito a manter o seu fisco em dia. 

4. Não investir em marketing digital

Com exceção de alguns nichos de mercado bem específicos, hoje em dia, até os empreendimentos apenas físicos devem apostar no marketing digital. Mesmo quem não tem uma loja virtual pode contar com um site, onde os consumidores em potencial do seu negócio possam obter informações a respeito do seu produto ou serviço.

Além de sites, existem muitas formas de marcar presença online, como redes sociais, e-mail marketing, blogs e outros. E para saber quais as melhores opções para a sua empresa, nada como conhecer o seu público-alvo para definir os canais mais eficientes para chegar até ele.

Dica: Como se tornar um microempreendedor individual (MEI)? Aprenda aqui!

5. Não investir em tecnologia 

Outro investimento que muitos microempreendedores individuais podem achar que não é necessário para o seu negócio por terem uma empresa pequena são nas ferramentas tecnológicas de administração. Hoje em dia, é impossível imaginar um negócio que não faça uso de computadores e da informatização de dados.

No entanto, alguns recursos avançados tornam esse trabalho muito mais eficiente, como os sistemas ERP online, que são softwares de gestão empresarial usados para interligar os setores da empresa. Dessa forma, além das informações serem armazenadas em bancos de dados, é possível realizar as tarefas cotidianas de modo mais simples e rápido.

O GestãoClick é um software de gestão financeira que, além das vantagens mencionadas, também pode ser acessado de maneira remota, de qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Isso significa que mesmo sem estar fisicamente na sua empresa é possível acessar dados, realizar atividades e obter relatórios para ajudar na sua tomada de decisões.