A gestão de fornecedores é essencial para o sucesso de um empreendimento, tanto para quem trabalha na indústria quanto no comércio. Afinal, o nível de excelência do produto oferecido depende da qualidade da mercadoria e da matéria-prima disponibilizada por eles. 

Portanto, manter os fornecedores alinhados à estratégia da sua organização, cuidando para que eles ofereçam a qualidade desejada, cumpram os prazos previstos e pratiquem preços que viabilizam a competitividade do seu produto, é um passo importante para conquistar espaço no mercado. 

Mas como fazer uma boa gestão de fornecedores? Se você também tem essa dúvida, confira os 5 aspectos mais importantes para você ficar atento na hora de escolher seus parceiros:

1. Baseie-se em dados confiáveis

As compras de uma empresa devem ser feitas com a devida cautela. Se por um lado deixar de abastecer o estoque causa ruptura e prejudica as vendas, por outro a compra de mercadorias em excesso compromete o capital e pode gerar grandes prejuízos.

Nessa hora, o gestor não pode se basear na intuição ou no próprio feeling: é preciso analisar o mercado e o giro do próprio negócio para tomar decisões lucrativas. Contar com registros precisos sobre entradas e saídas é o primeiro passo para fazer uma análise confiável e realizar um bom planejamento de compras.  

Um bom sistema de gestão financeira pode ajudar nesse sentido. O software é capaz de unificar as informações em uma única plataforma, reduzindo drasticamente as chances de erros nos registros. Sem as inúmeras planilhas que não conversam entre si, os dados divergentes são eliminados, e obter um diagnóstico exato do giro do negócio torna-se possível.

Não desperdice mais seu tempo e seu dinheiro. Clique no banner abaixo e comece a usar agora um software de gestão financeira online!

Software online de Fluxo de Caixa

2. Faça um bom planejamento

Com esses dados em mãos, você pode elaborar um planejamento estratégico para as compras, levando em consideração sua demanda em curto, médio e longo prazo. Tendo consciência dessas necessidades, é possível preparar o caixa do empreendimento para lidar com esses investimentos. 

3. Alinhe os processos

Tão importante quanto conhecer os dados da sua empresa é entender o modo de trabalho do fornecedor. Afinal, ele provavelmente tem processos diferentes, e é preciso alinhá-los para satisfazer as necessidades de ambas as partes. 

4. Priorize os interesses da sua empresa

Quanto melhor for o relacionamento com os fornecedores, maior será a probabilidade de conseguir negociações vantajosas e garantir boas condições de produção ou venda em sua empresa, tornando-a mais competitiva. 

No entanto, embora as parcerias vantajosas devam ser valorizadas, também é preciso identificar o momento em que aquele fornecedor não está atendendo a empresa da forma como atendia antes ou conforme o combinado. 

Se mesmo diante de sua iniciativa em deixar claras as condições para a manutenção da parceria não houver o mesmo interesse do fornecedor em ajustá-las para conseguir um negócio vantajoso para ambos, talvez seja a hora de buscar outras alternativas. 

Dica: Entenda como um software de gestão financeira pode otimizar processos na sua empresa

5. Tenha sempre um plano B

Recorrer a um único fornecedor é uma estratégia arriscada, pois torna sua empresa dependente de outra organização, o que pode acarretar complicações. Por isso, é importante ter o contato de pelo menos algumas empresas que possam oferecer as mesmas mercadorias ou similares, especialmente os itens mais críticos.   

Outra opção é adotar a estratégia de parcerias múltiplas. Dessa forma, você recebe seus produtos de vários parceiros, eliminando a dependência.

Mas fique atento às desvantagens desse processo, como: 

  • a compra em menor quantidade pode não gerar condições tão vantajosas;
  • o controle das contas a pagar se torna mais complexo, pois haverá cobranças de vários fornecedores. 

É importante lembrar que a organização das contas também pode ser feita facilmente com um software de gestão, garantindo que o gestor seja alertado quanto aos compromissos financeiros que assumiu.

Entendeu como esses 5 aspectos podem ajudar você a realizar uma boa gestão de fornecedores? Quer saber como facilitar esses e outros procedimentos?

Então descubra agora como um software de gestão pode otimizar os processos na sua empresa