A precificação de serviços consiste em atribuir um valor econômico a um produto, ou seja, estabelecer qual é o preço de venda dos serviços oferecidos de uma empresa. Trata-se de trabalho extremamente detalhista.

A precificação é calculada em cima de diversas variáveis com um objetivo comum, que é o de aumentar a quantidade de vendas e obter lucros. Sendo assim, é preciso estabelecer todos os fatores, por exemplo: custo, valor, despesas, ganho por hora, entre outros.

É essencial frisar que o valor cobrado pelo serviço deve ser relevante para gerar lucro à empresa, mas não deve ser exagerado ao ponto de deixar de ser atraente para os clientes.

Sendo assim, sabendo da importância desse tema, preparamos este post de como fazer uma boa precificação de serviços. Confira!

Custos e despesas

Para explicar sobre precificação de serviços, no primeiro momento, é preciso saber como compor os custos de um serviço e suas respectivas despesas. Conheça, a seguir, suas classificações:

  • os custos são aqueles que estão diretamente associados ao objetivo da empresa, no caso, ao serviço oferecido. Em uma oficina mecânica, por exemplo, os custos estão relacionados com a mão de obra do profissional e nas peças colocadas;
  • já as despesas englobam itens mais difíceis de serem analisados e que exercem influência direta na realização de um serviço. No caso da oficina mecânica, entra na lista a conta d'água, telefone, energia elétrica e depreciação de máquinas.

Para ficar mais simples de compreender, basta lembrar que tudo atribuído ao serviço é custo.

Outras definições necessárias relacionadas a como calcular custos de serviços prestados são:

  • despesas fixas: são aquelas que não mudam com o que foi produzido. O aluguel da empresa entra como despesa fixa, visto que, independentemente do ganho da empresa, o aluguel permanecerá;
  • custos variáveis: esses já variam com o que foi produzido. Isso quer dizer que quanto mais serviços uma empresa ofertar, mais custos variáveis serão incorridos.

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Exemplo prático

É importante destacar um exemplo para saber como calcular o custo de empresa de serviços. Sendo assim, imagine que uma empreendedora abriu um são de beleza que fornece serviços de depilação, pedicure e manicure.

Desse modo, para a empresária ofertar esses serviços, a empresa vai ter os seguintes gastos:

  • custos variáveis: creme, algodão, esmalte, cera, lixa, esmalte e mão de obra;
  • despesas fixas: internet, energia elétrica, aluguel e água.

Agora, é fundamental identificar quanto cada serviço consome; ou seja, quanto de cera é usado para fazer uma depilação, por exemplo. Em seguida, deve ser feita uma estimativa da quantidade de vendas mensal, partindo de um preço estimado inicialmente.

Vale destacar que esse valor pode ser baseado na concorrência ou estipulado de acordo com a estratégia da empresa. Ele funcionará apenas como base inicial — ao final, saberemos se deverá ser reduzido ou aumentado.

Contudo, o volume estimado de vendas precisa ser o mais exato possível, baseado na capacidade produtiva do negócio.

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Comportamento da concorrência

Saber a respeito dos concorrentes é fundamental para conhecer o quanto eles estão requerendo pelos serviços fornecidos e para conhecer exatamente o que eles estão oferecendo para os clientes.

Visto que, um empreendimento parecido com o seu pode oferecer um preço bem mais barato e, no entanto, apresentar uma qualidade inferior. O contrário também pode ocorrer — o concorrente pode vender um produto mais caro e com um benefício em troca.

Depois dessa avaliação, considere o seu nível de experiência e habilidade no mercado. Lembre-se que, para colocar um preço mais alto, é preciso ter muito entendimento quanto as vantagens agregadas do seu serviço sobre o produto.

Portanto, conseguir estabelecer valores de um serviço pode ser a diferença ente o fracasso e o sucesso da organização. Logo, a precificação de serviços é uma obrigação de alta responsabilidade.

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