Os responsáveis pelo gerenciamento do setor financeiro da empresa possuem muitas atividades. Entre elas estão: controle das contas a pagar e receber, manter o fluxo de caixa equilibrado e evitar que a organização fique parada e com dívidas. Mas, para que isso aconteça, muitas vezes é preciso recorrer à antecipação de recebíveis.

A antecipação de recebíveis se trata de uma operação de crédito que possibilita que você receba o dinheiro que entrará no caixa antes da data prevista.

Por exemplo: você vendeu uma mercadoria para receber daqui 30 dias. Caso solicite a antecipação, você conseguirá receber por essa venda imediatamente.

Quer saber mais sobre antecipação de recebíveis? Continue lendo este post e entenda como funciona todo esse processo e se realmente é vantajoso para o seu negócio. Boa leitura!

Como funciona a antecipação de recebíveis?

Ela é realizada por várias instituições financeiras, como factorings, bancos e Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (Fidcs).

Funciona assim: a instituição financeira antecipa a quantia que você receberia, porém, desconta uma taxa de juros adicionada do Imposto Sobre as Operações Financeiras (IOF). As Fidcs não cobram o IOF, assumindo para si a responsabilidade pelo recebimento do título futuro, cujo valor foi antecipado.

Ou seja, quando o cliente realizar o pagamento, não é você que receberá, mas sim a instituição que antecipou o valor.

Dica: Contas a pagar e a receber: como (e por que) mantê-las em ordem

Para que isso aconteça, a instituição responsável por antecipar o valor realizará uma análise da empresa e do cliente e, caso conste que ele é inadimplente e tem restrição no nome, a antecipação costuma ser negada.

Outro ponto a ser considerado é que, caso seu cliente não faça o pagamento do título, você será responsabilizado pelo pagamento da dívida.

Como fazer a antecipação?

Antes de fazer a antecipação de recebíveis é importante que você saiba as particularidades de cada instituição:

  • Factorings: taxas maiores, burocracia menor;
  • Bancos: taxas mais competitivas, porém maior burocracia;
  • FIDCs: menores taxas, recebimento mais rápido e isenta de IOF.

Não importa a sua escolha, em qualquer uma delas será preciso fazer o cadastro da sua empresa e aguardar a aprovação. Só depois de aprovado você poderá vender os títulos por meio da aprovação do cadastro do seu cliente.

Dica: Você é um empreendedor que deixa de ganhar dinheiro tentando "economizar dinheiro"?

Geralmente, os recebíveis são liberados no momento da emissão da antecipação, mas é preciso conferir esse tempo na instituição escolhida, já que algumas pedem um prazo de 1 a 7 dias úteis para realizar a antecipação.

Quais são as vantagens da antecipação?

As antecipações de recebíveis oferecem vantagens para sua empresa, como:

  • Diminuição do percentual de endividamento;
  • Menores riscos de sofrer com a inadimplência dos clientes;
  • Manutenção das contas em dia;
  • Taxas de juros reduzidas;
  • Uso de crédito da própria empresa;
  • Inexistência de pagamentos ulteriores;
  • Agilidade na liberação do recurso.

Por falar em vantagens, você já conhece o Flua? Clique no banner abaixo e conheça o software de gestão financeira que vai facilitar sua vida!

Banner - Conheça o Flua

Quais cuidados devem ser tomados?

Ao antecipar os recebíveis é importante buscar por uma instituição que conheça o segmento que sua empresa atua. Além disso, alguns outros cuidados básicos devem ser tomados:

  • Procure por uma instituição flexível;
  • Certifique-se sobre a estabilidade da instituição financeira; 
  • Avalie o custo-benefício, já que cada instituição aplica taxas e oferece serviços diferentes;
  • Observe o valor real de desconto que será feito na antecipação;
  • Elabore um planejamento de fluxo de caixa para saber o valor e a data para antecipar e, assim, identificar se o valor antecipado poderá prejudicar a empresa futuramente.

Viu como antecipação de recebíveis pode ser um recurso importante para evitar o endividamento da sua empresa?

Assim como em qualquer decisão, é preciso ter cautela e avaliar o momento ideal e qual a melhor instituição a ser escolhida, garantindo a saúde financeira do negócio.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você! Conhece alguém que precisa saber o que é antecipação de recebíveis? Então compartilhe este texto com ele!