Você sabe diferenciar microempresa e MEI?

Quando o assunto é a classificação dos tipos de empresa, muita gente ainda têm dúvidas. Viemos aqui para esclarecer pra você o que caracteriza um empreendimento como uma microempresa ou MEI. Você sabe diferenciar? 

 

Categoria: MEI
Saiba por que é uma péssima ideia misturar as finanças pessoais e empresariais

Lidar com dinheiro é uma tarefa importante, mas difícil — ainda mais se você for um empreendedor. Um erro no qual muitos bons donos de pequenas e médias empresas caem é misturar suas finanças pessoais e empresariais. E esse é um GRANDE problema.

Para esclarecer melhor o assunto, trouxemos aqui 4 consequências ruins de misturar finanças pessoais e empresariais. Confira:

Você sabe mesmo o que é lucro?

Apesar de parecer algo simples, descobrir exatamente qual é o lucro de uma empresa não é nada fácil. Existem vários fatores envolvidos nessa operação e, se o cálculo final não for correto, fica difícil saber até que ponto temos lucro e onde começa o prejuízo.

Para ajudar você entender melhor esse assunto, explicaremos o que é lucro e como calculá-lo!

Categoria: Lucro
Entenda como um gerenciador financeiro aumenta a produtividade da sua empresa!

Um software de gestão financeira é uma opção incrivelmente versátil para armazenar, proteger e acessar os dados da sua empresa em um servidor remoto. Se você ainda não implantou essa solução no seu negócio, chegou a hora de pensar nisso seriamente!

Para ajudar você a tirar proveito desse tipo de software, apresentamos uma lista dos principais benefícios que, certamente, o convencerão a experimentar. Confira!

Gestão de fornecedores: saiba como adotar essa prática na sua empresa

A gestão de fornecedores é essencial para o sucesso de um empreendimento, tanto para quem trabalha na indústria quanto no comércio. Afinal, o nível de excelência do produto oferecido depende da qualidade da mercadoria e da matéria-prima disponibilizada por eles. 

Mas como fazer uma boa gestão de fornecedores? Se você também tem essa dúvida, confira os 5 aspectos mais importantes para você ficar atento na hora de escolher seus parceiros.

Entenda a importância de fazer a previsão de receita da sua empresa

Basicamente a receita corresponde a uma função do valor cobrado pelos produtos e a quantidade comercializada. É importante realizar uma previsão de receita para que a empresa saiba como dimensionar seus investimentos, evitando surpresas no futuro.

Acompanhe as dicas a seguir e entenda por que é tão importante desenvolver a previsão de receita na sua empresa!

Afinal, cartão de crédito empresarial vale a pena?

O cartão de crédito empresarial é um produto oferecido por instituições financeiras que disponibilizam melhores condições quando comparados aos cartões oferecidos à pessoa física.

Por se tratar de um item fornecido somente às pessoas jurídicas, muita gente não faz ideia de que existe esse tipo de cartão, e só descobrem essa possibilidade ao abrir uma conta bancária de pessoa jurídica.

MEI ou Simples Nacional: saiba qual é a melhor opção para sua empresa

MEI ou Simples Nacional? Essa é uma dúvida muito frequente entre os empreendedores iniciantes ou experientes, seja no momento da escolha ou alteração do regime de tributação.

Nosso objetivo com este post é demonstrar as principais diferenças e características entre o MEI e Simples Nacional, bem como ajudar você a selecionar o melhor regime para sua empresa. Acompanhe!

Categoria: MEI
Será que você pode confiar nas planilhas na gestão da sua empresa?

A grande maioria das empresas utiliza planilhas para controlar suas contas e fluxo caixa, gerenciar o pessoal e até mesmo fazer a gestão do negócio.

Muitos empreendedores consideram as planilhas como uma ferramenta extremamente simples e bastante confiável para o gerenciamento da empresa, mas isso pode, muitas vezes, ser um equívoco.

Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar por que não se deve confiar em planilhas na gestão financeira da sua empresaConfira!

Saiba como reduzir os tributos da sua empresa!

Um dos principais objetivos de uma empresa é garantir sua eficiência, e isso significa fazer mais com menos recursos.

As organizações estão sempre buscando a minimização de seus custos operacionais, seja por intermédio do aprimoramento dos procedimentos operacionais e administrativos, seja por meio da redução da carga tributária. Também conhecida como estratégia de elisão fiscal, essa é a forma legal de reduzir os tributos da empresa.

Além do planejamento, outras iniciativas auxiliam no objetivo de se reduzir os tributos da empresa de forma regular. Basta mover esforços numa análise cautelosa e seguir os passos certos.

Ficou interessado e quer saber mais sobre como reduzir os tributos da empresa? Então confira o post de hoje!