Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. Para se ter uma ideia, de acordo com o Serasa Experien, apenas entre janeiro e maio deste ano surgiram aproximadamente 850 mil novas empresas. É por isso que instituições internacionais renomadas, como o Approved Index e o Global Entrepeunership Monitor (GEM), nos classificam como um dos países mais empreendedores do mundo.

Muitos, no entanto, enfrentam problemas sérios para começar o próprio negócio, e um dos maiores empecilhos é a falta de investimentos. Mas será que este é um obstáculo tão grande assim?

Nesse post, provamos que existem algumas ações capazes de ajudá-lo a contornar esse problema. Confira a seguir, 4 dicas para abrir um negócio com poucos recursos!

1. Realize o plano de negócios

Esse é um momento importante para validar a sua ideia, e é ainda mais crucial para o empreendedor que possui poucos recursos. Afinal, qualquer erro de cálculo pode colocar a saúde financeira da empresa em risco.

Em um plano de negócios, o futuro gestor deve fazer uma projeção de todas as suas receitas e despesas. Para isso, deve-se avaliar indicadores financeiros da sua área e, principalmente, conferir se o ponto de vendas realmente possui clientes com o perfil procurado.

Se a ideia é boa, mas o empreendedor não possui os recursos necessários, é chegado o momento de recorrer a nossa próxima dica.

2. Procure recursos externamente

Quando o empreendedor possui poucos recursos para tirar a sua ideia do papel, é preciso procurar por investimentos externos. A primeira forma de se conseguir isso é por meio de uma sociedade. No entanto, é fundamental verificar se o futuro sócio realmente possui alguma contribuição real para o negócio, e não apenas a financeira.

Dica: Você é um empreendedor que deixa de ganhar dinheiro tentando "economizar dinheiro"?

Investidores-anjo também procuram empresas de pequeno porte, mas com ideias inovadoras para aplicar o seu dinheiro. Além disso, o crowdfunding se mostra uma excelente alternativa.

3. Invista no marketing digital

A divulgação do negócio é crucial para o seu sucesso nos seus primeiros anos, atraindo os clientes. Por isso, o investimento em marketing é uma obrigação. Claro, são poucos os empreendedores que têm o capital necessário para investir em campanhas colossais, mas, hoje, é possível conseguir um bom retorno investindo muito pouco nessa área.

As estratégias de marketing digital, por exemplo, provam-se como cada vez mais efetivas, sendo utilizadas tanto por microempreendedores quanto por multinacionais. Os links patrocinados do Google, por exemplo, só cobram pelo clique efetuado, o que permite ao gestor um controle total dos seus gastos nesse tipo de ação. Mídias sociaismarketing de conteúdo e ferramentas de SEO também são muito recomendados.

4. Enxugue os custos com a loja ou escritório

Em um primeiro momento, é muito importante procurar enxugar ao máximo os custos com a loja ou escritório se você for abrir um negócio com poucos recursos. Se estivermos falando de um varejista, por exemplo, o e-commerce pode ser uma excelente alternativa às tradicionais lojas físicas.

Já aqueles que trabalham com a prestação de serviços podem procurar os famosos escritórios compartilhados, locais onde é possível dividir custos com outras empresas e, quem sabe, conseguir os primeiros clientes batendo na porta ao lado.

E você, gostou das nossas dicas de hoje? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de muito mais!