Para que um negócio consiga se destacar no mercado, não basta prestar serviços com excelência e atender os clientes com qualidade: é muito importante contar com fornecedores eficientes e que supram todas as demandas. Por isso, é fundamental que os empreendedores pesquisem bastante e levantem o máximo de informações possível antes de contratar um fornecedor.

Para evitar que seu negócio ou os serviços prestados sejam prejudicados devido à falta de itens ou componentes, é imprescindível que os fornecedores sejam grandes parceiros, trabalhando em conjunto com sua empresa e garantindo, assim, resultados favoráveis.

Neste post, separamos 5 dicas que você precisa saber antes de contratar um fornecedor. Confira agora e evite problemas no futuro!

Dica: Como fidelizar clientes e melhorar seus resultados?

1. Conheça as empresas disponíveis no mercado

O primeiro passo para contratar um fornecedor de qualidade é pesquisando as empresas disponíveis no mercado. Antes de decidir quais serão os parceiros e realizar pedidos, os gestores devem conhecer todos os fornecedores existentes, realizando levantamento dos prazos de entrega e preços cobrados por cada um.

Realizar uma pesquisa de mercado garante que a escolha pelo fornecedor seja realmente a melhor opção, evitando problemas futuros e garantindo bons resultados.

2. Peça informações para outros clientes

A pesquisa de mercado também envolve conhecer os clientes de cada um dos fornecedores. Por isso, faça um levantamento das empresas para as quais eles fornecem e entre em contato com elas.

Pergunte o que acham de cada um dos fornecedores e questione se já ocorreu algum tipo de incidente. Além disso, conhecendo os compradores dessas empresas, é possível verificar a confiabilidade ou não dos produtos ou serviços prestados.

Clique no banner e experimente agora como o Flua pode facilitar as suas rotinas!

Tenha informações essenciais para que sua empresa lucre mais

3. Pesquise a qualidade dos produtos ou serviços

É muito comum encontrar gestores que escolhem um fornecedor e fecham contrato sem conhecer os produtos ou serviços antes do momento da entrega. Essa prática não pode acontecer em hipótese nenhuma, pois isso dá margem ao recebimento de itens de qualidade inferior àquela previamente acordada.

Para evitar essas surpresas desagradáveis, os empreendedores devem solicitar demonstrações de produtos ou serviços e conhecer detalhes de todos os itens disponíveis. Assim, ao optar pela contratação de um fornecedor, você terá a certeza de que serão recebidos itens de qualidade e que atendam as especificações.

4. Conheça a situação financeira da empresa

Nunca deixe de pesquisar a condição financeira dos fornecedores antes de fechar qualquer contrato. Essas informações são fundamentais para selecionar a empresa, evitando que seu negócio firme uma parceria com o fornecedor e eventualmente receba o calote ou não receba o que foi acordado.

Dica: Como (e por que) avaliar a saúde financeira da empresa?

5. Verifique a pontualidade e os prazos de entrega

Um fornecedor de qualidade é aquele que mantém a pontualidade e cumpre com os prazos de entrega, fornecendo sempre produtos de qualidade, independentemente da demanda da empresa contratante. Por isso, antes de contratar um fornecedor, os gestores devem ficar atentos se eles cumprem com as datas e sabem manter a palavra.

Lembre-se de que, caso os parceiros do seu negócio falhem nos processos de entrega, a sua empresa será a maior prejudicada na história, podendo resultar em clientes insatisfeitos, perda de vendas e até mesmo prejudicar a imagem do negócio no mercado.

Experimente o sistema Flua e veja como ele pode otimizar os processos da sua empresa!

O controle financeiro para seus negócios fluírem

Agora que você já sabe como escolher e contratar parceiros para o seu negócio, veja 5 dicas para ter um bom relacionamento com fornecedores e assegurar ótimos resultados para sua empresa!