Para conseguir organizar as finanças da empresa é preciso não apenas atenção, mas ferramentas que auxiliem nesse processo.

Quem trabalha na área financeira sabe que organizar as finanças da empresa é uma tarefa que pode se tornar mais difícil do que é quando o processo não é feito de forma correta e com as ferramentas adequadas. Para esses casos é preciso que seja feito todo um planejamento de como o processo deve funcionar.

3 ferramentas para organizar as finanças na sua empresa

São diversas as ferramentas que podem ser adotadas, porém algumas delas são essenciais para que se evitem prejuízos e consiga-se realizar o acompanhamento.

Fluxo de caixa para organizar as finanças

Ele é essencial para qualquer empresa porque ajuda a controlar todos os valores recebidos e também os que saíram do caixa. De uma forma não muito complexa, reúnem-se as informações em um único local, permitindo que se tenha sempre o conhecimento da quantia disponível.

Dica: entenda o que é fluxo de caixa e fluxo projetado!

Capital de giro

É preciso saber como funciona o seu capital de giro para fazer projeções e também entender melhor o funcionamento de sua empresa. No caso de trabalhar com estoques, deve-se saber quando ele gira e em que época do mês ocorre a maior parte das vendas.

Além disso, quando se permite o pagamento a prazo, deve-se saber quando é que o valor estará disponível.

Demonstrativos de resultados

Não adianta ter todo um controle se o lucro líquido da empresa não está sendo visualizado. É necessário conseguir cruzar as informações das vendas com o custo do produto/serviço e assim se ter o demonstrativo de resultados.

Essa etapa é muito importante para diagnosticar como controlar melhor os estoques e quais áreas estão sendo mais onerosas para que se pense em formas de redução de custos.

Como utilizar melhor as ferramentas na sua empresa

Essas são apenas algumas das ferramentas disponíveis, porém cada uma tem uma grande importância na hora de organizar o caixa. O problema é de que forma elas estão sendo utilizadas porque muitas empresas ainda fazem esse controle apenas por planilhas eletrônicas.

Não é que as planilhas eletrônicas sejam ruins, porém qualquer pessoa pode alterar as informações com facilidade e resultar na perda de todo um trabalho e controle. Além disso, é preciso que se tenha um grande conhecimento nelas para conseguir criar as fórmulas e planilhas exatamente como precisa.

Nesse ponto, a melhor solução é contar com a tecnologia, que possui softwares específicos que auxiliam a gestão financeira da empresa. Um bom exemplo é o Flua, que conta com um sistema de gestão online que abriga todos os recursos que se precisa e ainda é simples de manusear.

Ele também conta com recursos, como o envio de lembretes das contas que estão para vencer e gera relatórios, que permitem uma melhor visualização do seu caixa.

Por isso, as empresas que pretendem organizar as finanças de uma forma simples precisam contar com as ferramentas certas e um sistema que contribua para esse controle.

E você, como costuma organizar as finanças? Usa algum aplicativo em especial na empresa? Deixe seu comentário!