Inteligência financeira: como aplicar em micro e pequenas empresas?

Com a evolução da Internet e a facilidade de interação entre empresa e cliente, cada vez mais, o número de micro e pequenas empresas cresce e mostra sua representatividade no mercado brasileiro.

No entanto, a realidade revela que muitas empresas desse nicho não conseguem se organizar devido a dificuldades relacionadas à gestão empresarial e à saúde financeira.

Continue a leitura e veja as dicas abaixo e entenda como o desenvolvimento da sua inteligência financeira pode ajudá-la.

Comece a organizar o fechamento do seu ano fiscal agora!

Sua empresa já está preparada para o fechamento do ano fiscal? Se você tem pouca experiência sobre o assunto e ainda tem dúvidas sobre como proceder, não deixe de ler este post!

Reunimos aqui algumas dicas e informações valiosas para todo administrador e empreendedor que precisa entender melhor o que é o ano fiscal para organizar os processos financeiros de seu negócio com eficiência.

Continue a leitura e confira nosso guia!

4 dicas para leitura e interpretação de gráficos

A rotina de operações nas empresas está cada vez mais complexa, extensa e, sobretudo, repleta de dados. Como informações e insights são gerados a todo momento, muitos dados precisam ser avaliados constantemente por colaboradores e gestores para otimizar os processos e gerar mais negócios.

Confira as 4 dicas essenciais para otimizar a sua habilidade de interpretação de gráficos e dominar os indicadores da sua organização. Acompanhe e tire suas dúvidas sobre o assunto!

Como gráficos contábeis ajudam na tomada de decisões estratégicas?

Pequenos e médios empreendedores enfrentam diferentes desafios todos os dias. Um dos mais recorrentes diz respeito à tomada de decisões estratégicas ligadas às finanças. Afinal, nem todos os donos de loja são especialistas em processos contábeis ou podem bancar uma equipe para o setor. Por isso, vale a pena contar com a tecnologia como aliada.

Continue a leitura e confira algumas informações sobre como a utilização de gráficos contábeis podem ajudar você nessa missão. 

Como as contas atrasadas impactam no orçamento mensal de uma PME?

Quando há um descasamento do fluxo de caixa, a saúde financeira da sua empresa fica comprometida. Nesse cenário, o orçamento bem executado é uma obrigação, mas pode ser difícil saber como colocá-lo em prática.

Para ajudar você a ter sucesso nessa estratégia, mostraremos a seguir o conceito de orçamento por mês, como as contas atrasadas o impactam, de que forma organizá-las e como criar uma estratégia para eliminá-las. Vamos começar?

Controle financeiro da empresa: como usar a tecnologia como aliada

Muitos especialistas apontam que a falta de um controle efetivo das finanças do negócio é a principal causa para a mortalidade precoce dos negócios em nosso país.

Então confira no post como as soluções tecnológicas podem melhorar o controle financeiro do seu negócio!

5 erros que todo MEI deve evitar

Se tornar um microempreendedor individual, o MEI, é um jeito simplificado de conseguir abrir a sua empresa, desde que se enquadre nessa categoria de empresário. Mesmo que a tributação seja mais baixa, bem como a burocracia que envolve a criação e a manutenção de um negócio, isso não significa, entretanto, que exija menos empenho.
 Por isso, vale a pena estar atento aos principais 5 erros que todo MEI deve evitar. Confira!

Categoria: MEI
Fluxo de caixa para PMEs e MEI: como um software de gestão financeira pode ajudar?

Montar e gerir uma empresa, independentemente do seu tamanho, pode parecer um grande desafio, não é? Mas será que existem formas práticas e eficientes de tornar essa tarefa um pouco mais fácil?

Continue a leitura para compreender como o fluxo de caixa pode ser um diferencial para pequenas e médias empresas (PMEs) e para o Microempreendedor Individual (MEI).

Categoria: Fluxo de Caixa
Você sabe diferenciar microempresa e MEI?

Quando o assunto é a classificação dos tipos de empresa, muita gente ainda têm dúvidas. Viemos aqui para esclarecer pra você o que caracteriza um empreendimento como uma microempresa ou MEI. Você sabe diferenciar? 

 

Categoria: MEI
Saiba por que é uma péssima ideia misturar as finanças pessoais e empresariais

Lidar com dinheiro é uma tarefa importante, mas difícil — ainda mais se você for um empreendedor. Um erro no qual muitos bons donos de pequenas e médias empresas caem é misturar suas finanças pessoais e empresariais. E esse é um GRANDE problema.

Para esclarecer melhor o assunto, trouxemos aqui 4 consequências ruins de misturar finanças pessoais e empresariais. Confira: