Todo empreendedor que administra individualmente as demandas de seu negócio conhece muito bem os esforços que precisa empregar no dia a dia. Entre as mais variadas atribuições, ele deve manter as contas em ordem, assegurar que todos os controles se mantenham atualizados e responder e-mails de clientes e fornecedores.

Mas essa rotina não precisa ser uma labuta constante. Em muitos casos, todo o trabalho — ou retrabalho — é fruto de uma ferramenta ineficiente, ou até da própria ausência de uma.

Seja qual for o caso, esse post vai te ajudar a entender o que considerar para implantar um software de gestão financeira na sua empresa. Acompanhe os próximos tópicos!

Amadurecimento do negócio

É normal que, ao abrir uma MEI, o empreendedor ainda não tenha um modelo organizado de gestão. Quer dizer, não é de se admirar que o profissional realize controles manuais, ou que se valha apenas de planilhas.

Contudo, na medida em que o negócio vai tomando forma, é essencial que o empreendedor se dedique a implementar um sistema adequado, como por exemplo um software de gestão financeira para que suas operações não fiquem engessadas. 

Dica: 5 Motivos para Largar as Planilhas na Gestão Financeira

Melhor custo-benefício

Adquirir um sistema pode parecer complicado, mas permanecer sem um software pode ser ainda mais oneroso.

Por mais que o uso de planilhas excel tenha sido um bom negócio, é natural que, com o desenvolvimento da empresa, novas necessidades venham à tona e seja preciso migrar pra um software de gestão financeira.

Ou seja, é uma ação que deve ser considerada, sobretudo, como um investimento, não como um custo. Afinal, isso evitará dores de cabeça futuras e irá assegurar a eficiência da empresa.

Fluxo de Caixa

Diminuir a ocorrência de erros

Uma solução ultrapassada, além de não oferecer todas as funcionalidades que se impõem com o passar dos anos, geralmente pode apresentar erros.

Seja lentidão no processamento das informações ou a falta de praticidade, problemas irão se impor.

E quando se adota um software de gestão financeira, consequentemente, se percebe uma significativa diminuição dos erros em processos e nas operações da empresa.

Quanto menor a interferência humana, melhor, pois menor é a chance de erro. Ou seja, a ferramenta atualizada executa a maior parte dos processos com o mínimo de interface do operador, otimizando assim o tempo do empreendedor.

Dica: Como escolher um gerenciador financeiro empresarial para seu negócio?

Reduzir os custos

Quando a empresa cresce, proporcionalmente, os custos também aumentam. Para garantir a sua eficiência, o empreendedor deve otimizar os ganhos e reduzir as despesas.

E nesse aspecto, adquirir um software de gestão financeira pode ser a solução ideal. Afinal, quanto melhor for o processo, maior economia com recursos humanos (ou seja, menor a despesa com horas de trabalho).

Mas isso não é tudo, um bom software de gestão financeira também oferece um controle melhor do orçamento da empresa como um todo, pois centraliza todas as informações financeiras.

Ou seja, por meio de relatórios, torna-se possível identificar com maior facilidade as maiores fontes de gastos e os ofensores que prejudicam o orçamento.

Em síntese, um software de gestão financeira pode reorganizar a maneira como sua empresa distribui e utiliza os recursos, otimizando os resultados.

Já conhece o Flua?

Já é consenso que, muitas vezes, "o barato sai caro". E isso se torna ainda mais verdade quando, por exemplo, se deixa para implantar um software somente quando há um colapso nas operações. Aí o prejuízo é certo.

Se ainda está em dúvida sobre este tópico, confira 4 sinais de que sua empresa precisa de um sistema de gestão financeira!