Uma das maiores preocupações de todo negócio é com a saúde das finanças. Afinal, são elas que permitem que o negócio se mantenha no mercado e se desenvolva, diferenciando-se dos concorrentes e conseguindo mais clientes.

Uma gestão financeira incompleta leva à indisponibilidade de recursos — o caminho, então, é cada vez menos parecido com uma trilha de sucesso. Para descomplicar a vida de quem tem que lidar com as finanças, foi criado o gerenciador financeiro empresarial.

Ainda não conhece essa ferramenta? Reunimos uma série de informações sobre o assunto para você. Veja a seguir do que se trata e confira seus benefícios!

O que é o gerenciador financeiro empresarial?

O gerenciador financeiro empresarial é uma ferramenta que utiliza a tecnologia para automatizar diversas funções e rotinas que fazem parte do controle financeiro de um negócio.

Esse controle acontece diretamente online, com os dados sendo enviados para o que é conhecido como nuvem. Isso permite que você acesse as informações facilmente pelo navegador, controlando todos os seus dados em tempo real.

Dica: É seguro usar um gerenciador financeiro online?

Com o gerenciador financeiro empresarial, é possível fazer o registro de entradas e saídas de recursos, planejamento de contas a pagar e a receber, identificação do quanto foi gasto em determinado setor e assim por diante. Todas essas práticas são necessárias para garantir que o negócio tenha sempre os recursos necessários para sua manutenção e desenvolvimento.

É possível, também, chamá-lo de software de gestão financeira. Ele centraliza o controle das finanças, gera relatórios e gráficos para subsidiar decisões mais rápidas e eficazes. Dessa maneira, o negócio pode contar com uma série de vantagens!

Quais são os seus benefícios?

Na era digital, os negócios buscam cada vez mais a integração com a tecnologia, como é o caso desse gerenciador. Mais do que uma tendência, a adoção dessa solução é baseada em benefícios, os quais listamos a seguir. Acompanhe!

Facilidade de uso

Um bom gerenciador financeiro empresarial é construído de maneira intuitiva e é feito pensado em quem não tem tanto conhecimento financeiro. Voltado basicamente para os empreendedores que colocam a mão na massa, é uma solução que facilita a elaboração de relatórios e meios de controle para acompanhar o negócio.

Quer experimentar o que um Software de Gestão Online pode fazer por você? Clique no banner e faça um teste do Flua!

Flua, Gerenciador Financeiro mais simples e fácil de usar

Isso diminui o tempo necessário para cuidar dessa parte do negócio e também reduz as chances de erros que poderiam acontecer pela falta de conhecimento técnico.

Concentração das informações em um sistema

O uso do gerenciador financeiro empresarial elimina a demanda por uma série de planilhas, pastas e relatórios impressos, o que também facilita a vida do empreendedor. Tudo está centralizado em um único lugar, dessa forma, é mais simples gerenciar e monitorar o que está acontecendo.

Quando os controles financeiros estão espalhados por várias planilhas e papéis, torna-se mais difícil ter acesso às informações certas em tempo hábil. Isso implica em perda de competitividade para o negócio, o que pode gerar vários outros prejuízos.

Auxílio na estratégia a médio e longo prazo

A estratégia é uma importante aliada de qualquer empreendedor. Ela garante que todos saibam onde chegar e como fazer para chegar lá. Na área financeira, também garante que os recursos sejam alocados de modo eficaz, considerando pontos críticos para o crescimento e inovação.

Dica: Entenda o que é centro de custo e por que usar em sua empresa

O gerenciador financeiro permite que a estratégia seja formulada com uma qualidade superior, pois disponibiliza informações atuais e gera uma visão mais sistêmica ao gestor do negócio. Logo, possibilita uma atuação estratégica a médio e longo prazo.

Melhora da organização e planejamento

Outra questão importante é que o gerenciador financeiro empresarial favorece a organização e o planejamento do negócio. Ao elaborar um fluxo de caixa eficiente, por exemplo, essa ferramenta permite que o negócio se organize melhor quanto ao uso de seus recursos.

Quer receber 10 aulas gratuitas sobre Gestão Financeira? Clique no banner e saiba mais!

Banner-Mini Curso de Gestão Financeira 1.0

Além disso, as informações geradas por essa ferramenta também servem de suporte para a tomada de decisão. Com isso, o negócio consegue fazer investimentos melhores e atuar de maneira mais competitiva no mercado.

Ganho em segurança de dados

Antes, o gerenciamento financeiro era feito em cadernos e planilhas avulsas ou em softwares instalados individualmente em cada computador. Com isso, qualquer tipo de imprevisto poderia colocar em risco as informações.

Com um gerenciador desse tipo, isso não acontece. Em primeiro lugar, os dados ficam armazenados de maneira segura sob várias camadas de proteção. Além disso, há um backup constante dos dados e, se houve a perda de informação, a recuperação é mais simples.

Aumento da mobilidade

Trabalhar de qualquer lugar já é, hoje, uma realidade e uma necessidade para boa parte dos gestores. Antigamente, entretanto, isso era praticamente impossível, pois ou você carregava as planilhas com você ou tinha que ficar fazendo cópias dos dados.

Dica: Organização financeira para MEI: 5 dicas que valem ouro

Já com o gerenciador financeiro empresarial, é possível acessar esses dados diretamente pelo navegador — ou seja, o acesso pode ser feito de qualquer lugar, a qualquer hora. Isso dá mais autonomia e governança sobre o negócio, permitindo uma gestão contínua e de qualidade.

Redução estratégica de custos do negócio

Normalmente, os negócios não conseguem ter uma maior margem de lucro devido aos custos necessários ao funcionamento e à produção. No entanto, muitos deles podem ser reduzidos ou até eliminados da empresa, demandando uma boa análise.

Com o gerenciador financeiro empresarial é possível saber para onde o dinheiro está indo e quais são os maiores custos do negócio. Em seguida, é possível promover cortes mais conscientes, que não gerem prejuízos e impactem positivamente no lucro.

Acompanhamento das métricas de desempenho

Muitos dos negócios que falham não acompanham com periodicidade suas métricas de desempenho, o que implica em uma gestão às cegas e bem menos eficaz. O gerenciador permite que muitas das métricas sejam levantadas de modo automático, com pouco ou nenhum envolvimento do gestor.

Deixe a tecnologia fazer o trabalho duro por você! Clique no banner e saiba como o Flua pode te ajudar!

Gerenciador Financeiro, contas a pagar e receber atualizadas em tempo real

A partir daí, há diversas possibilidades, como a criação de quadros de gestão à vista ou reuniões mais precisas para alinhamento com o time.

Como contratar um bom gerenciador financeiro empresarial?

Como é possível observar, os benefícios são diversos e certamente impactam o crescimento e a diferenciação do empreendimento. A questão é: como encontrar e contratar um bom gerenciador financeiro empresarial?

Passo 1

O primeiro passo é encontrar um fornecedor de confiança, que disponibilize um sistema de gestão financeira online para seus negócios fluírem. Para tanto, busque pelo feedback de pessoas que já usam o sistema e já são atendidas por determinado fornecedor, assim saberá se ele tem credibilidade no mercado.

Passo 2

Uma segunda dica é analisar as próprias funcionalidades do gerenciador financeiro, avaliando se ele dispõe dos módulos necessários ao seu empreendimento. Ele deverá oferecer uma gestão descomplicada, segura e muito efetiva das finanças.

Dica: Saiba tudo sobre gerenciador financeiro!

Passo 3

Finalmente, busque por um teste grátis. Assim, você poderá conhecer um pouco mais do sistema na prática, avaliar se ele se encaixa nas suas expectativas e, então, efetivar a contratação. Desse modo, terá maiores chances de acertar na escolha.

Preparado para simplificar a gestão financeira da sua empresa e alcançar o sucesso? Clique no banner e conheça as funcionalidades do Flua!

Gerenciador financeiro, lembretes diários de recebimentos e pagamentos