Criar um bom orçamento empresarial é essencial ao futuro do negócio. Ele define as principais fontes de receitas, as saídas e também o teto de gastos para certo período. Portanto, facilita a administração e melhora o controle financeiro.

No entanto, é comum que empreendedores não saibam como criar um orçamento do zero. É preciso considerar uma série de itens, como o fluxo de caixa, as despesas fixas e variáveis. Também se deve promover melhorias para adequar o negócio.

Quer saber como criar um orçamento empresarial e aperfeiçoar o desempenho financeiro da empresa? Confira as 4 dicas que separamos especialmente para você. Boa leitura!

1. Conheça os atuais custos da empresa

Em primeiro lugar, é preciso analisar o status quo do empreendimento. Quais são os custos fixos e variáveis necessários à manutenção das operações? Com essa análise poderá entender a estrutura de custos necessária à sobrevivência da atividade.

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Faça uma lista dos custos fixos (como aluguel, telefone fixo ou salário) e variáveis (como comissão da equipe) para identificar e classificar as principais saídas de caixa. Nenhum custo é pequeno demais que não mereça ser analisado; então liste todos eles.

2. Monitore os relatórios dos últimos 6 meses

Alguns custos são menos comuns e você provavelmente não lembrará. Por isso, o recomendado é analisar os relatórios de fluxo de caixa ou o demonstrativo de resultado (DRE) dos últimos 6 meses. Assim, dá para ter uma visão muito mais sistêmica.

Tire uma média de quanto se gasta todos os meses; depois avalie se está de acordo com a relação de custos criada anteriormente; se não, identifique a razão do volume superior. Mais uma vez, o intuito é conhecer o negócio para criar o melhor orçamento.

3. Estabeleça o orçamento mensal

Agora que conhece os custos estratégicos e operacionais, é preciso criar o orçamento. O intuito é definir um teto de despesas, estabelecendo até quanto os empregados podem gastar para realizar suas tarefas; e todos devem se comprometer com esse limite.

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Todavia, o recomendado é determinar um montante inferior ao que foi gasto nos últimos meses. Um limite nivelado por baixo ajuda a reduzir custos não estratégicos e criar um negócio mais enxuto. Por essa razão, defina um orçamento cerca de 10% inferior.

4. Elimine custos para adequar ao orçamento

Se reúna com os empregados e conte sobre o novo teto de gastos, isto é, o orçamento que servirá de base aos próximos meses. Explique que para atendê-lo é preciso eliminar custos operacionais, mesmo os menores; e diga que todos precisam ajudar.

Em reunião, capte ideias para promover essa diminuição: economizar copos descartáveis; usar lâmpadas de LED; manter pequenas equipes para o trabalho, por exemplo. As fontes de economia são diversas e, por vezes, os profissionais têm boas sugestões para conter desembolsos.  

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O processo de definição do orçamento empresarial tem início, meio e fim. Comece analisando o status quo, depois estudando a estrutura de custos dos últimos meses. Com os dados em mãos, aproveite para estabelecer o orçamento e, ao lado de todo o time, estudar os ajustes que podem ser feitos no dia a dia. Um software financeiro pode ajudar muito.

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