A sobrevivência e o sucesso de uma empresa dependem, em grande parte, da eficaz administração. Isso quer dizer que é preciso gerenciar com qualidade os diversos recursos, especialmente o controle financeiro da empresa — assim, é possível crescer.

Infelizmente, a área financeira nem sempre recebe a atenção devida. Faltam métodos, ferramentas, processos e estratégias para preservar e aperfeiçoar a saúde da empresa. Por essa razão, é crucial buscar por práticas que melhorem o bom controle financeiro.

Nós sabemos da importância do tema e separamos uma série de dicas de como fazer o controle financeiro da empresa. Portanto, leia com atenção os próximos tópicos!

Tenha bons indicadores de desempenho

Os indicadores ajudam a acompanhar fatores críticos. Assim, você pode identificar ameaças ou oportunidade, além de agir prontamente. Entre os principais indicadores, pode-se destacar o percentual de lucratividade, índice de liquidez e rentabilidade da firma.

Nossa dica é, portanto, selecionar um conjunto de indicadores alinhado ao interesse financeiro da sua empresa. Portanto, se o maior objetivo é aumentar o lucro líquido, monitore indicadores que facilitem essa tarefa. Desse modo, seu controle financeiro será maior.

Conte um com software de gestão

Se você ainda usa planilhas ou cadernetas para controlar o fluxo financeiro do seu negócio, saiba que está em desvantagem. Hoje em dia, a tecnologia pode modernizar todo o processo, agregando mais rapidez, eficácia e segurança ao que é feito.

Por essa razão, o ideal é contar com um bom sistema de gestão financeira. Ele ajuda no controle do fluxo de gastos, registro das principais entradas e saídas, bem como na geração de relatórios e gráficos financeiros. Portanto, é crucial à boa administração.

Dica: Gerenciador financeiro empresarial: o que é e quais os benefícios

Tenha metas financeiras bem estabelecidas

É comum que o setor de vendas e atendimento ao cliente tenha metas desafiadoras e específicas, mas o mesmo não se repete no controle financeiro. Em muitas empresas não há objetivos ou metas relacionadas ao controle financeiro, o que é um erro gravíssimo!

Um importante método para criar metas é o OKR, acrônimo de “Objectives and Key Results”. Grosso modo, ele consiste na definição de um objetivo maior e na sua fragmentação em resultados menores e de curto prazo — assim é mais fácil ter sucesso.

Controle as datas de pagamento

Há uma enorme quantidade de saídas financeiras que devem ser devidamente controladas. Mesmo os menores negócios têm impostos, fornecedores, gastos com manutenção e contribuições que devem ser devidamente pagos. Se isso não for feito, todo o empreendimento será prejudicado e poderá até ser impedido de abrir as portas.

A dúvida é: como realizar esse controle financeiro e respeitar as datas de pagamento? Mais uma vez o software de gestão pode ser uma ótima saída. Com ele é possível registrar os principais fornecedores e despesas, bem como suas datas de vencimento.

Tenha seu controle financeiro organizado com o Flua. Faça o teste agora mesmo!

Já conhece o Flua ?

Ao aplicar essas dicas você poderá otimizar o controle financeiro da empresa, o que significa que as entregas e saídas serão bem gerenciadas. E mais, que o negócio poderá crescer de maneira saudável e sustentável, um enorme benefício aos funcionários e investidores.

Gostou do nosso artigo, certo? Agora aproveite para entender mais sobre o software de gestão financeira e descobrir como ele pode ajudar a sua empresa. Boa leitura!