Balancear o tempo entre as demandas administrativo-financeiras de seu negócio e a execução de tarefas parece um desafio para um equilibrista, não é mesmo?

Mas saiba que um dos principais motivos para a falência de empresas é a falta de gestão. Por isso, é muito importante que você facilite o controle e a tomada de decisões relativas ao setor administrativo-financeiro.

Para realizar a gestão do seu negócio com eficiência é preciso monitorar com frequência a saúde financeira da sua empresa. Uma forma de fazer isso é acompanhar com frequência o resumo financeiro da sua organização.

Mas o que é resumo financeiro e porque ele é importante? Confira nesse post!

O que é um resumo financeiro?

Um resumo financeiro traz as principais informações sobre a saúde da sua empresa no que diz respeito aos aspectos financeiros. Porém, para se chegar a uma versão resumida dessas informações, diversos outros aspectos deverão estar previamente organizados.

Dica: 4 práticas para organizar o setor financeiro de uma empresa

Alguns deles são:

  • fluxo de caixa (as entradas e saídas de dinheiro, como custos e despesas fixas, custos e despesas variáveis, contas a pagar);
  • investimentos;
  • projeção de receitas e despesas;
  • capital de giro existente;
  • entre outros.

Parece muita coisa para controlar, não é mesmo? Por isso é essencial adotar ferramentas que facilitem esse acompanhamento — talvez você utilize planilhas, mas sabe que gerenciá-las exige tempo.

É recomendável, então, utilizar um sistema de gestão financeira como o Flua, que seja alimentado diariamente e que cruze de forma automatizada os dados, apresentando as principais transações que ocorrem na sua empresa em forma de resumo financeiro.

Com o Flua, por exemplo, é possível analisar seu fluxo de caixa diariamente, acompanhando todas as entradas e saídas de dinheiro de forma detalhada, ou seja, todo o dinheiro que entra e o que sai do caixa. Essas informações são essenciais para o empreendedor ter uma visão clara e estratégica do seu negócio, pois acompanhando seu saldo periodicamente ele consegue estabelecer metas e criar estratégias muito mais eficientes

Por que o resumo financeiro é tão importante?

Engana-se o gestor que acredita que deve mensurar os resultados financeiros apenas uma vez por mês, ou pior, a cada três ou seis meses. Acompanhar o resumo financeiro com frequência ajuda tomar melhores decisões no dia a dia e mapear tendências no que diz respeito a lucros e prejuízos.

Monitorar o resumo financeiro vai ajudá-lo a comparar o que foi planejado com o que está sendo realizado, além de fazer as devidas correções ao longo do percurso — e se necessário, acertar a direção semanalmente ou até diariamente.

Você realmente tem interesse em fazer a gestão financeira da sua empresa funcionar? Clique no banner e conheça nosso curso gratuito!

Inscreva-se no mini curso de gestão 1.0

Para pequenas empresas e quem é MEI (microempreendedor individual), ter um controle eficiente de suas contas é ainda mais importante, já que existe maior tendência em “misturar as contas” quando não há grande número de funcionários dependentes.

Para chegar às informações sintetizadas de um resumo financeiro, será necessário manter a organização de todas as outras transações que ocorrem na empresa.

Parece uma tarefa árdua, considerando que além de fazer isso, você deve gastar tempo com a melhoria da entrega de seus serviços e do atendimento ao cliente. Mas saiba que a organização é o primeiro passo para garantir eficiência e competitividade.

Como começar?

Como já falamos antes, vale a pena investir em um software de gestão financeira como o Flua, pois diversos processos que seriam feitos manualmente (no papel) ou através de fórmulas (no Excel), são automatizados.

O Flua é um sistema de gestão e controle financeiro que auxilia o empreendedor no dia a dia da empresa, fornecendo informações valiosas sobre a saúde financeira do negócio.

Através do sistema você consegue controlar seu fluxo de caixa de maneira simples e descomplicada, mantendo as contas a pagar e receber sempre organizadas, e desta forma, facilitando a analise de resultados. Além disso, o sistema auxilia você no controle das datas de pagamento e recebimento, enviando lembretes diários informando quais são as contas a pagar e receber do dia. Outra funcionalidade do Flua é permitir que o gestor faça comparações entre períodos e assim possa analisar se o volume de vendas aumentou ou diminuiu em comparação ao mês ou ano anterior por exemplo.

Flua, relatório de saldos por período

Gráficos e relatórios também são disponibilizados para facilitar ainda mais o entendimento dos resultados obtidos.

Flua, gráficos

Desta forma, economiza-se tempo e dinheiro, na medida em que todas as informações necessárias podem ser acessadas de qualquer lugar, e o próprio sistema lhe avisa quando será necessário executar determinadas transações.

O Flua é um sistema de gestão e controle financeiro pensado para auxiliar empreendedores como você a alcançar o sucesso através de uma gestão eficiente, contribuindo com mais qualidade de vida e o lucro do seu negócio.

Ficou curioso para entender ainda mais sobre o resumo financeiro e como o Flua pode te ajudar nessa tarefa?

Então clique no banner e experimente o sistema gratuitamente por 7 dias!

O controle financeiro para seus negócios fluírem