Relatórios e planilhas têm seu lugar no mundo dos negócios, mas quando o assunto é otimização de tempo e eficácia na visualização de informações, os gráficos financeiros saem na frente!

Transformar informações em gráficos financeiros, além de uma tendência empresarial, é também uma maneira funcional de tornar as informações acessíveis a todos. Afinal, você há de concordar que imagens são mais atraentes e inteligíveis que textos e planilhas, certo?

Contudo, para se criar o gráfico correto é preciso ter em mente o objetivo da mensagem que se quer passar, porque é isso que vai definir o modelo a ser utilizado. Além disso, sua representação exige uma coleta de dados frequente, consistente e que esteja em consonância com a realidade.

Sabendo disso, conheça 5 vantagens que vão convencê-lo a utilizar os gráficos financeiros em sua estratégia empresarial!

1. Análise conjunta de diferentes dados

Enquanto um relatório pode segmentar linearmente dados como faturamento mensal, desempenho de vendas e gastos de uma empresa, o gráfico pode reunir tudo isso em apenas uma imagem!

Isso otimiza a análise de dados de uma só vez e pode ser facilmente representada pelo modelo em linha, também conhecido como XY, ou pelo modelo em barras, um dos mais utilizados no setor.

A comparação de resultados de meta estabelecida versus resultado real obtido mês a mês, por exemplo, fica clara por meio da primeira diagramação. Já o desempenho de faturamento mensal ou a comparação de faturamentos no decorrer dos anos, fica bem representada pelo segundo modelo.

2.  Acompanhamento da evolução de determinados itens

Quando a empresa trabalha com uma diversidade de produtos e serviços é necessário avaliar o desempenho de cada um no mercado para saber em qual deve apostar mais ou menos.

Os gráficos financeiros podem ser utilizados para comparar o comportamento deles no mercado, seja em um comparativo no intervalo de um mês, seja na demanda do mercado de acordo com épocas do ano.

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3. Demonstração de pontos fortes e fracos das estratégias

Se sua empresa está prestes a adotar uma nova estratégia de vendas, será necessário estudar os resultados obtidos antes e depois da ação, para acompanhar precisamente o retorno obtido. 

Um gráfico financeiro pode mostrar em quais pontos a nova estratégia falhou para que possa ser corrigida no futuro, e em quais deles ela teve sucesso e deve ser reforçada.

4. Apresentação de dados como forma estímulo para equipe

Um bom posicionamento da marca no mercado é gerado, principalmente, pela atuação da equipe da empresa. E quanto mais consciente os resultados que o negócio obtém por meio do trabalho de cada um, mais os funcionários tendem a se doar pela causa.

O modelo de setores, ou simplesmente pizza, pode ser utilizado para demonstrar à equipe a porcentagem de vendas de cada vendedor —, correspondendo ao quanto ele se torna fundamental para empresa.

Além disso, essa é também uma boa maneira de trabalhar bonificações para os funcionários!

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5. Apoio na tomada de decisão.

Ter conhecimento dinâmico das entradas e saídas de capital, sejam diárias ou mensais, proporciona um controle real do fluxo de caixa da sua empresa. Dessa maneira, você consegue entender exatamente onde investir e onde cortar despesas, principalmente.

Para formular esses gráficos você pode utilizar o Excel, que é um programa capaz de juntar as informações e transformá-las em estruturas de gráficos. No entanto, sua complexidade de operação pode tomar o tempo que deveria ser dedicado a outras tarefas.

Portanto, o ideal mesmo é optar por um software de gestão financeira capaz de fazer a coleta constante de dados e transformá-los em gráficos financeiros. Como o lançamento de informações nele é diário, as informações serão sempre precisas e assertivas sobre o negócio.

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