A rotina de operações nas empresas está cada vez mais complexa, extensa e, sobretudo, repleta de dados. Como informações e insights são gerados a todo momento, muitos dados precisam ser avaliados constantemente por colaboradores e gestores para otimizar os processos e gerar mais negócios.

Em um cenário que clama por agilidade e precisão, é preciso utilizar formas práticas de análise e representação das informações, e os gráficos são uma boa forma de fazer isso. Para tirar o melhor proveito da prática, no entanto, é necessário que a sua interpretação de gráficos esteja em dia, garantindo que as análises sejam robustas e que os números sejam entendidos corretamente.

Neste artigo, listamos 4 dicas essenciais para otimizar a sua habilidade de interpretação de gráficos e dominar os indicadores da sua organização. Acompanhe e tire suas dúvidas sobre o assunto!

1. Entenda o propósito do gráfico

Hoje, um mesmo número ou indicador pode ser utilizado para representar ou entender diversos cenários e problemas, bem como para nortear diversas decisões. Isso mostra a importância de compreender qual é o propósito do gráfico.

Entendendo o tipo de situação que deve ser analisada, a sua avaliação poderá ser direcionada a um ponto específico, evitando qualquer tipo de generalização ou desvio da lógica de análise para pontos irrelevantes para o cenário.

Dica: Como gráficos contábeis ajudam na tomada de decisões estratégicas?

2. Compreenda as variáveis e a estrutura do gráfico

Compreender todas as variáveis e escalas que um determinado gráfico apresenta é um passo essencial no processo de interpretação de gráficos e de compreensão das informações do cenário que ele representa.

Tanto o formato de apresentação dos dados — como valores inteiros ou representações percentuais da proporção de alguma coisa em outra, por exemplo —  quanto as escalas e eixos dos gráficos são variáveis importantes. Logo, eles precisam ser entendidos e avaliados em conjunto para que as informações não sejam interpretadas de forma distorcida.

3. Conheça os diferentes tipos de gráficos

Existem diversos tipos de gráficos, e cada um tem seu nível de adaptação relacionado à quantidade de dados necessários para representar um determinado cenário ou problema.

Gráficos de pizza, de barra horizontal e de barra vertical são alguns deles, e é provável que você precise utilizar todos. Por serem os formatos mais conhecidos pelo grande público, eles permitem passar informações com mais clareza e objetividade.

Procure estimular a sua interpretação de gráficos avaliando tipos variados, observando como representam as informações, que escalas utilizam em seus eixos, como correlacionam e contextualizam os dados, etc. Dessa forma, você garante a escolha do tipo mais adequado às informações que deseja transmitir.

Comece agora a analisar seus gráficos e tomar as melhores decisões! Clique no banner abaixo:

Organize a saúde financeira da sua empresa com o sistema Flua

4. Procure interpretar os dados de forma isolada também

As análises conjuntas entre diversos indicadores e dados certamente fornecem ótimos insights para compreender e contextualizar a situação. Contudo, interpretar cada número de forma isolada também é importante para julgá-lo de forma mais adequada no contexto em que se encontra.

Procure entender o que cada número — bem como sua variação — representa de forma individual no cenário. Essa compreensão “míope” dará uma visão mais ampla do todo, ajudando-o a correlacionar os dados e a entender melhor as tendências e variações que eles representam.

A interpretação de gráficos se tornou uma habilidade essencial em qualquer meio, mas principalmente dentro das empresas. Afinal, os gráficos são uma forma bastante efetiva e clara de representar informações, bem como suas correlações e contextos. Compreendê-los dará a você uma ferramenta poderosa para entender e representar os mais diversos tipos de situações, problemas e cenários dentro da sua companhia.

Gostou desse post e quer continuar acompanhando outras dicas sobre gestão financeira? Curta nossa página no Facebook e veja todas as novidades que compartilhamos direto no seu feed!