Basicamente a receita corresponde a uma função do valor cobrado pelos produtos e a quantidade comercializada. É importante realizar uma previsão de receita para que a empresa saiba como dimensionar seus investimentos, evitando surpresas no futuro.

Essa previsão também serve para que os gestores tenham ciência de quanto a empresa poderá lucrar, sendo que o acompanhamento dela é ainda mais importante para saber se as estratégias devem ser mantidas ou não.

Enfim, elaborar a previsão de receita é investir em planejamento, ação fundamental de quem deseja obter sucesso no mercado em que atua. Acompanhe as dicas a seguir e entenda por que é tão importante desenvolver a previsão de receita na sua empresa!

Determine o nicho de mercado

Para mais precisão no cálculo deve-se começar pela análise do mercado no qual se atua, definindo a quantidade máxima de consumidores que o negócio tem a capacidade de alcançar.

Assim, uma indústria que fabrica equipamentos muito específicos, por exemplo, pode ter como nicho de mercado poucas empresas que utilizam as máquinas em sua cadeia de produção.

Por outro lado, uma empresa varejista de confecções que tem como público-alvo a classe D da região metropolitana de São Paulo, por exemplo, pode ter como mercado endereçável milhões de clientes potenciais.

Dica: Contas a pagar e a receber: como (e por que) mantê-las em ordem

Crie cenários para a previsão de receita

Realizada a definição do nicho de mercado, a organização passa a ter condições de elaborar e implementar estratégias que vão orientar seus esforços ao longo do período (mês, semestre, ano), sua política de preço, as iniciativas de marketing, os investimentos em pesquisa e inovação, entre outros.

Além disso, devem ser estipuladas as expectativas de vendas para o ano seguinte e também a previsão de receita. Ou seja, definir cenários: pessimista, moderado e otimista.

Dessa forma, ainda que o gestor não defina uma previsão precisa da receita, uma projeção aproximada entre mínimo e máximo proporciona melhores subsídios para a tomada de decisão.

Utilize um software financeiro de fluxo de caixa

O modo tradicional de monitorar as movimentações financeiras é o livro-caixa ou, mais recentemente, o uso de planilhas.

Todavia, exercer um acompanhamento em tempo real do fluxo de caixa requer o uso de uma solução que automatize processos na empresa e viabilize a análise de informações em forma de gráficos e relatórios para entender melhor a situação financeira.

Em síntese, é preciso conhecer exatamente qual é a projeção de entradas e saídas nos meses seguintes, sendo capaz de planejar as ações da empresa, assim como traçar as metas dos departamentos financeirosoperacional comercial.

Tudo isso só é possível quando a gestão pode contar com uma ferramenta que seja capaz de oferecer controle financeiro e fluxo de caixa.

Clique no banner abaixo e otimize o controle do fluxo de caixa da sua empresa agora mesmo!
Software online Fluxo de caixa

 

Saiba da importância da previsão de receita

Ainda que a previsão de receita seja de extrema importância para o planejamento do negócio como um todo, é comum que muitas empresas dediquem esforços ao orçamento e monitoramento de despesas.

Entretanto, deixar para um segundo plano as atividades de previsão de receita e simulações relacionadas ao planejamento de vendas é uma falha gerencial grave.

Afinal, a previsão de receitas é a base para os demais planos, já que sem vendas dificilmente uma empresa será capaz de se manter no mercado, sobrevivendo frente à concorrência.

E aí, gostou do post? Deixe seu comentário!