Saber como reduzir custos é essencial à boa administração, afinal, assim dá para criar uma empresa mais enxuta e lucrativa. Negócios com muitos custos fixos são menos competitivos e atraentes aos investidores, por isso se encontram em desvantagem.

No entanto, é preciso ter cuidado: o gestor não deve sair cortando gastos. Alguns são estratégicos ao crescimento e geração de novos negócios. É preciso ter um bom plano, uma rota que leve até os resultados desejados. Em seguida, executar tudo com acerto.

Nós separamos as 4 melhores práticas para reduzir custos na sua empresa. Objetivas e didáticas, as dicas podem te ajudar muito. Por essa razão, continue com a leitura!

1. Saiba que nenhum custo é pequeno demais

Primeiro, tenha em mente que nenhuma despesa é pequena demais que não mereça ser analisada. Diversos gestores caem no erro de só avaliar os custos grandiosos, como contratos com fornecedores, e deixam de considerar pequenos gastos do expediente.

Avalie quanto se gasta com copo descartável, papel higiênico e material de limpeza, depois crie alternativas criativas para reduzir tudo o que for possível. Por exemplo, os copos descartáveis podem ser substituídos por copos reutilizáveis? Se fim, faça isso!

Dica: Como fazer o controle de fluxo de caixa do meu negócio de maneira correta?

2. Aumente a produtividade diária

Mesmo sem perceber, os gestores têm uma grande fonte de custos: a falta de produtividade. Estima-se que só 39% do expediente é produtivo, um total realmente baixo. Logo, são precisos mais recursos para entregar os resultados desejados.

Por isso, otimizar a produtividade com a mesma base de recursos é uma boa estratégia. Crie equipes enxutas, estabeleça metas desafiadoras, recompense pelos resultados e crie um forte senso de urgência. Essas são alguns dos passos mais importantes.

3. Conte com um bom software de gestão das finanças

Um exemplo de custo estratégico é o software de gestão das finanças. Ele contribui para organizar e administrar o capital da empresa, além de gerar relatórios capazes de somar uma visão sistêmica ao gestor. Por essa razão, conte com uma boa tecnologia.

Com o sistema em mãos, terá acesso ao fluxo de caixa, demonstrativo de resultados do exercício (DRE) e outros balanços financeiros. Dessa maneira, poderá analisar com acerto as contas e eliminar (ou reduzir) tudo o que não for realmente necessário.

Tenha informações rápidas e em diversos formatos para você tomar as melhores decisões sobre seu negócio!

Finanças podem se tornar fáceis de gerenciar

4. Estabeleça um teto de gasto para o mês

O teto de gastos é um limite estabelecido para os custos. Todos da empresa — em especial os seus líderes — devem trabalhar tendo esse limite financeiro em vista. Se não for assim, estarão em desacordo com o que foi estabelecido pela administração.

Para estabelecer o teto, avalie os relatórios financeiros dos últimos meses e defina um valor relativamente inferior — como 10% a menos do que foi gasto na média dos últimos 6 meses. Os líderes devem encontrar saídas para se adaptar à nova realidade.

Enfim, essas são algumas das melhores práticas para reduzir custos. É preciso pensar fora do lugar-comum, reduzir o uso de papéis, renegociar com fornecedores e cortar gastos não estratégicos. No final, terá um negócio mais rentável.

Gostou do nosso artigo? Aproveite para continuar aprendendo e saiba como implementar uma politica de redução de custos na sua empresa. Vamos lá!