Realizar a gestão financeira de uma empresa requer organização. Por isso, é fundamental acompanhar de perto as finanças do seu negócio. Isso porque essa medida permite o suporte econômico necessário a diversas áreas, à estruturação de novas estratégias e ao monitoramento constante da saúde financeira.

A falta de uma gestão econômica consciente acaba fazendo com que pequenos empresários cometam alguns equívocos, como investir com recursos próprios e depois ficar sem capital de giro, por exemplo. Esse capital é o responsável por ajudar a manter as contas da empresa em dia.

Neste post, vamos mostrar qual a importância e como fazer a gestão financeira da empresa. Confira!

Realize a projeção do fluxo de caixa

O fluxo de caixa reúne informações sobre as entradas e saídas de dinheiro da sua empresa. Para uma boa gestão financeira, é fundamental realizar a projeção do fluxo de caixa do seu negócio.

Essa estimativa serve para você saber como estará a vida financeira da sua empresa em um determinado período. A projeção é essencial para o controle financeiro e é uma importante ferramenta para a tomada de decisões. Ela pode ser feita por meio da criação de um orçamento empresarial.

Dica: 4 erros na gestão financeira da sua empresa para evitar

Controle o fluxo de caixa

Todo modelo de gestão financeira tem um objetivo específico, mas em todos eles, é essencial que o empresário faça o controle do caixa. Ele é o responsável por disponibilizar informações para a empresa projetar resultados a curto e longo prazo e identificar as contas a pagar e os atrasos de pagamento. 

Para que um negócio continue crescendo, os gestores precisam estar cientes de todas as contas. O fluxo de caixa permite o controle de despesas fixas, como contas de água, luz, aluguel e todas as outras movimentações financeiras. Essa gestão precisa ser feita periodicamente e com muita atenção.

Faça o cálculo do giro de estoque

Ter um produto muito tempo no estoque pode fazer com que a sua empresa deixe de ganhar dinheiro, por isso é muito importante que os gestores façam o cálculo do giro desse setor.

Para uma boa gestão financeira, é essencial verificar o índice de liquidez, a fim de que a empresa arque com os compromissos. Todos os casos precisam ser analisados individualmente. Em alguns momentos, por exemplo, pode ser mais viável fazer compras a prazo do que à vista.

Veja como o Flua pode ajuda na gestão financeira da sua empresa. Clique no banner abaixo e confira!

Fluxo de caixa para sua empresa

O cálculo do giro de estoque permite ao empresário tomar as decisões corretas para ter uma quantidade de produtos suficiente, atender à demanda e não sair no prejuízo. Para fazer uma boa gestão financeira da empresa, é necessário organização, planejamento e muita atenção ao colher todas as informações.

Ao conseguir controlar as finanças do seu negócio, fica muito mais fácil estruturar novas estratégias e dar suporte econômico a todas as áreas da organização.  Portanto, busque fazer a projeção do fluxo de caixa para ter um controle financeiro a curto, médio e longo prazo. 

Além disso, invista no controle desse fluxo com o objetivo de organizar todas as movimentações financeiras e faça o cálculo do giro de estoque para conseguir atender à demanda.

E aí, gostou do nosso post? Então continue navegando no nosso site. Leia agora mesmo o texto "Conheça as 5 melhores dicas de gestão financeira para utilizar em sua empresa" e saiba como ter o controle econômico do seu negócio.