O seu negócio já tem reconhecimento no mercado e sua clientela está estabelecida, então surge a questão: qual o próximo passo para aumentar os lucros? Muitos acreditam que aumentar os preços seja um caminho natural.

Acontece que, quando o objetivo é garantir uma maior lucratividade, nem sempre essa é uma boa medida. Algumas vezes, o súbito aumento de preços pode, até mesmo, afugentar os seus clientes. A boa notícia é que não necessariamente é preciso mexer na precificação para aumentar os lucros. Em alguns casos, inclusive, não é preciso nem vender mais.

Quer descobrir o que precisa ser feito? Então confira o nosso post de hoje e saiba mais!

Reduza os gargalos de produção

Como mencionado, nem sempre precisamos aumentar os preços ou vender mais para aumentar os lucros. Evitar desperdícios e retrabalho, por exemplo, já é de grande ajuda. Isso porque, ao reduzirmos os custos do negócio, também diminuímos a quantidade a deduzir da receita, certo? Assim sendo, o resultado é uma maior lucratividade.

Uma das principais maneiras para reduzir esses desperdícios é cortar, de uma vez por todas, os gargalos de produção — os quais podem ser identificados como pontos relacionados à ineficiência no processo produtivo. Para restringi-los, você deve melhorar a fluidez dos processos internos e, o que é mais importante, contar com o apoio da tecnologia.

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Aposte no Marketing Digital

Outra dica para aumentar os lucros sem precisar mexer na precificação de produtos ou de serviços é o investimento no Marketing Digital. Nesse sentido, falamos de um conjunto de ações e de estratégias utilizadas no meio online, como mídias sociais, Marketing de Conteúdo, links patrocinados, entre outros.

Ao contrário do que muitos pensam, marketing não é um custo para o negócio, mas, sim, um investimento, já que, no longo prazo, a empresa percebe um aumento de vendas e, consequentemente, o aumento dos lucros. Além disso, um dos melhores aspectos do meio digital é que esse investimento pode ser pequeno, mas o ROI (Return On Investiment, que em português significa “retorno sobre investimento”), surpreendente.

Invista em tecnologia

A tecnologia também assume um papel vital na melhoria dos lucros. Um sistema para automatizar processos internos, por exemplo, garante a redução dos custos operacionais na empresa e, consequentemente, o aumento dos lucros. Basta seguirmos a lógica dos gargalos de produção.

Além disso, ao investir nos sistemas internos, é possível tomar decisões muito melhores durante o planejamento estratégico do negócio, pois, dessa forma, passa-se a trabalhar com base em dados. Em outras palavras, você vai ter o conhecimento necessário para saber exatamente o que fazer para aumentar os lucros.

Você também pode investir em ferramentas profissionais de gestão da informação, como um software de gestão financeira.

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Faça um bom controle de estoques

Para concluir, controlar corretamente os estoques da sua empresa também é uma excelente maneira para aumentar os lucros. Afinal, estoques em excesso significam perdas ou prejudicam o capital de giro. Por outro lado, quando comprados em escassez, afetam diretamente o resultado da equipe de vendas.

É preciso sempre monitorar a situação dos estoques para fazer compras sob medida. Assim, além de melhorar o controle financeiro, essa atitude também ajuda a aumentar os lucros, já que nada faltará para o seu cliente e você não vai perder nenhuma venda.

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