Administrar um negócio é um desafio! É preciso se adequar ao ambiente externo — que hoje em dia está mais competitivo do que nunca — e extrair o máximo de performance dos recursos internos. As finanças, em especial o capital de giro, também merecem atenção dobrada.

Em termos gerais, o capital de giro é o dinheiro reserva que a empresa possui para investir em suas atividades, como compra de mais insumos ou pagamento de fornecedores. Também é possível conceituá-lo como o capital necessário ao financiamento das operações, permitindo que o negócio permaneça no mercado.

Quer entender mais sobre capital de giro e descobrir a importância desse recurso financeiro? Para ajudá-lo nessa tarefa, criamos este artigo com os principais aspectos relacionados ao tema. Continue lendo e confira!

Mantém a empresa nos primeiros meses

Para a maioria das empresas, os primeiros meses de funcionamento não são fáceis. O negócio ainda é pouco conhecido, não tem uma carteira de clientes bem estabelecida e são poucas as entradas no caixa. Por outro lado, as saídas financeiras já são muitas.

Nesse caso, o capital de giro é crucial. Sem ele, provavelmente em poucos meses o negócio estaria fechado. Ele funciona como um fundo necessário para a manutenção da empresa e o pagamento de fornecedores e empregados até que o negócio gere receita por conta própria.

Dica: Como (e por que) avaliar a saúde financeira da empresa?

Possibilita vendas a prazo

Vender a prazo no crédito da empresa é uma ótima estratégia para atrair e fidelizar clientes. O problema é que cria um vácuo no fluxo de caixa. Muitos fornecedores são pagos à vista, só que o cliente paga sua compra parceladamente. Ou seja, há um problema!

Mais uma vez, o capital de giro é a solução. Ele funciona como o montante reserva capaz de suprir a lacuna no caixa, permitindo que a empresa continue vendendo a prazo e pagando seus fornecedores à vista. Assim sendo, gera uma enorme vantagem ao estabelecimento.

Otimiza o poder de barganha com fornecedores

Toda boa venda começa no momento da compra. Nesse sentido, é crucial negociar por preços baixos, comprar por menos que os concorrentes e repassar essa diferença aos clientes. Mas isso só é realmente possível quando há capital de giro para negociar compras à vista.

Quando há capital, o gestor tem maior poder de barganha e pode obter os mesmos produtos por preços menores. Essa diferença é repassada ao cliente na compra ou convertida em lucro, visto que a margem de ganho do produto torna-se maior.

Clique no banner e experimente o Flua de forma gratuita!

software de gestão online

Garante a saúde financeira do negócio

Negócios com pouca ou nenhuma saúde financeira estão a um passo do fracasso. Por mais pesada que essa afirmação pareça, é a pura realidade. Em razão disso, é preciso criar um capital de giro e cuidar bem dos recursos financeiros.

O capital de giro permite pagar as contas de curto prazo e manter o caixa positivo. Ou melhor, possibilita suprir as necessidades operacionais e manter a saúde financeira.

Enfim, agora você entende a importância do tema! Contudo, é preciso lembrar que, mais do que nunca, um bom software de gestão financeira pode ajudar a manter as contas em ordem e criar capital de giro. Além disso, facilita o controle do fluxo de caixa, o monitoramento dos resultados e os relatórios financeiros. Portanto, é crucial para o bom funcionamento do negócio.

Aproveite que está por aqui e aprenda sobre como organizar as tarefas de rotina da sua PME!